Luiz Gonzaga sugere construção de galeria no bairro
Luiz Gonzaga Bezerra é morador do Bairro do 15, o mais antigo da Capital, há 70 anos. É proprietário de um bar muito freqüentado na região, o Bar da Ray. Ele reclama de uma ação da prefeitura que considera “incompleta”. Trata-se da remoção e limpeza do esgoto que estão sendo feitas atrás do empreendimento comercial. O esgoto atinge a casa do comerciante toda vez que chove mais forte.
Uma máquina que presta serviços para Prefeitura de Rio Branco trabalha no local, mas, na avaliação de Luiz Gonzaga, o serviço deve ser mais ampliado. “O que deveria ser feito aqui era uma galeria para que a água fosse canalizada”, sugere.
Uma série de construções irregulares foi feita nas imediações. O que dificulta o serviço de limpeza. Há empreendimentos comerciais em local inadequado. Existem três postos de lavagem de carro na região. Na parte de trás do Bar da Ray, há lixo acumulado e o risco de dengue é real, além do mau cheiro devido à água do esgoto despejado sem nenhum tratamento.
Luiz Gonzaga lembra do tempo em que a relação com o córrego que passa atrás da casa era outra. “Quando eu era menino, eu pescava com meu pai aqui”, recorda, apontando para o esgoto.
A assessoria da Prefeitura de Rio Branco informou que o serviço é feito por uma ação da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).