Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Moradores de ramais bloqueiam estrada de Porto Acre em protesto

ramal_60

São cerca de 60 famílias de produtores rurais dos ramais, Carapeta, Costa e Silva e estrada Velha de Porto Acre, que estão ilhados sem ter como escoar a produção ou freqüentar escola por falta de trafegabilidade nos ramais que ficam localizados na altura do km 8 da Rodovia AC 10, também conhecida por estrada de Porto Acre.


Na manhã desta quarta-feira, 17, as famílias se reuniram e bloqueou a estrada ateando fogo em pedaços de paus, galhos de arvores e pneus velhos impedindo o trânsito de quem pretendia ir para o município de Porto Acre ou retornar para Rio Branco.


De acordo com os moradores os representantes das associações dos ramais por diversas vezes procuraram as autoridades ligadas aos desenvolvimentos rurais e representantes da Prefeitura de Rio Branco e Departamento de Estradas e Rodagens (Deracre), mas que nada fizeram em prol das comunidades.


“A situação ta tão critica que na semana passada um morador sofreu um acidente de trabalho e tivemos que carregá-lo em rede e carroça por mais de uma hora para vencer apenas três quilômetros de ramal, por pouco o rapaz não morre de tanto perder sangue” afirmou um morador do local.


No ano de 2010, durante o período eleitoral foram abertos vários ramais, alguns receberam até asfalto, mas os ramais Costa e Silva, Carapeta e estrada Velha não foram beneficiadas, o que aumentou a revolta dos moradores da região.


Até o prefeito do município de Porto Acre que retornava de Rio Branco, para participar de uma reunião em Porto crê foi impedido de passar.

 

Representantes da Prefeitura e Governo do estado estiveram no local da manifestação se comprometendo a realizar um encontro na próxima semana com os moradores dos ramais.

Sair da versão mobile