Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mulheres do lago do Amapá confeccionam bolsas ecológicas para serem vendidas no carnaval

MULHERES_DO_AMAP_VICTOR_AUGUSTO_085
Durante oito dias, 14 mulheres da Associação e da Cooperativa do Lago do Amapá trabalharam em ritmo intenso para cumprir o primeiro grande desafio deste ano, entregar 500 bolsas ecológicas que junto com camisetas e bandanas compõem o kit do carnaval 2011 organizado pelo governo do Estado. Mesmo com o tempo curto elas conseguiram concluir na tarde de ontem a encomenda e já se planejam para a segunda etapa do projeto quando assumirão durante as cinco noites de folia um estande onde serão comercializados os produtos. A renda com a venda dos kits será revertida metade para o Lions Clube e metade para a Associação e Cooperativa do Lago do Amapá.

“É metade para cada um”, diz com otimismo Terezinha Silva, ex-presidente da associação e atual presidente da Cooperativa, sonho pelo qual luta desde 2003 junto com outras mulheres da comunidade. Incentivadas e orientadas pela Secretaria de Pequenos Negócios, de Assistência Social e pela organização não governamental Vertente as costureiras do lago do Amapá, que também trabalham com a técnica artesanal de vitrofusão, esperam investir em novas atividades para colocar em prática os conhecimentos adquiridos em cursos de capacitação profissional e de cooperativismo para aumentar os lucros das famílias que vivem na área de preservação ambiental.

Atualmente, as mulheres participam de curso sobre a cultura do cooperativismo e recebem consultoria do governo federal por meio do grupo Maturi. A meta é, ainda este ano, buscar investimentos a serem aplicados na compra de equipamentos, mudar a linha de confecção de produtos e procurar um local maior onde possam instalar a pequena confecção. Durante o carnaval, o grupo de mulheres estará em estande na avenida Amadeo Barbosa a partir das 17h00.

Sair da versão mobile