O nível do rio Acre apresentou crescimento nos últimos cinco dias com as chuvas em toda a região do Vale do Acre e atinge 9,5 metros. A cota de alerta é de 13,50 e de transbordamento de 14 metros. O rio Acre está a menos dois metros da média dos últimos 30 anos para o período, de 11,29 metros. O índice pluviométrico para março até agora é de 76,6 mm de chuvas quando a média para o período é de 260,2 mm. Em todo o Estado o fenômeno se repete.
No município de Sena Madureira, o rio Iaco chegou à cota de 14,48, ultrapassando o nível de alerta, de 14 metros no final da semana passada, mas ontem já havia baixado quase um metro. As águas do rio Tarauacá que chegaram a preocupar autoridades de Defesa Civil e moradores também baixaram chegando ontem a 6,5 metros. Em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá continua subindo e nesta segunda-feira marcava 13,07 metros já superando a cota de transbordamento.
As equipes da Defesa Civil estão em estado de atenção caso seja necessário colocar em ação os planos de contingência preparados para atender famílias desabrigadas ou desalojadas por possíveis enchentes.