Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Obras de manutenção viária avançam mesmo no inverno

O trabalho da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) segue em ritmo acelerado mesmo com a intensificação das chuvas, o que dificulta o trabalho de campo.  As equipes  mantém o ritmo para garantir condições adequadas de trânsito  tanto nas ruas centrais quanto nos  bairros – e tudo definido pelo orçamento participativo. Para se ter uma ideia do alcance do Programa de Gestão Participativa (PGP), apenas no mês de janeiro foram realizados serviços em 17 vias de 14 bairros (Esperança,  Vila Ivonete, Albert Sampaio, Conquista, Raimundo Melo, Aeroporto Velho,  Estação Experimental, Chico Mendes, Conjunto Bela Vista, Eldorado, Boa Vista, Portal da Amazônia,  João Eduardo, Ilson Ribeiro, José Augusto e Baixada da Habitasa).

Em janeiro, no total, foram atendidas 106 ruas de 56 bairros. A Emurb utilizou, naquele período, 900 toneladas de massa asfáltica na recuperação de 7,4 mil metros de ruas e avenidas.  As principais ações atualmente  desenvolvidas pela empresa  são de tapa-buracos com asfalto e recomposição do pavimento nas vias estruturantes.

Além de deixar a cidade mais bonita e preparada para o inverno que se acentua, serviços iguais a esse colaboram grandemente com a operação Guerra Contra Dengue, desencadeada recentemente pelo Governo do Estado. As ruas são limpas através da coleta de lixo e entulho. Sem entulhos, além de outros qualitativos, quintais e vias ficam livres dos focos do Aedes aegipty, o mosquito transmissor da dengue.

As chuvas fazem com que o solo fique  saturado, tornando o pavimento ainda mais  suscetível  ao desgaste, especialmente nas  vias estruturantes, aquelas que registram maior fluxo de veículos. Nesse contexto, os corredores de ônibus estão entre as prioridades. Além do trabalho com asfalto, estão sendo garantidos a desobstrução e condições de tráfego nas vias não asfaltadas.  Um investimento grande, que contempla obras de pavimentação asfáltica, piçarramento, drenagem, entre outros.

Combate a vazamentos, manutenção viária e serviços emergenciais – Em fevereiro, a Emurb encerrou trabalhos no Jardim Europa, Universitário, Distrito Industrial, Vila Ivonete, Aviário, Conquista, Airton Sena, Centro, Rui Lino, Vila Nova, Bahia Velha, Cadeia Velha, João Eduardo e Raimundo Melo. São serviços relacionados ao convênio com o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) de combate aos vazamentos, manutenção viária e de emergência.

Uma única obra, de limpeza e terraplanagem de ruas no bairro Airton Sena, como o trabalho é relevante, utilizando a mão-de-obra de dezesseis homens e quatro máquinas pesadas, além de caçambas. “Estamos fazendo a drenagem em cerca de 700 metros de rua”, disse o engenheiro civil Raimundo Nonato, responsável técnico pelo serviço. São contempladas as ruas Principal e Beco do Abacaxi.

Líder comunitário afirma: moradores estão satisfeitos – Pelo menos quinhentas famílias estão sendo beneficiadas direta e indiretamente com o serviço de terraplanagem no bairro Airton Sena, localizado numa região carente às margens do Rio Acre. “Os moradores que compreendem o que está sendo feito, ficam satisfeitos com o trabalho”, disse Célio Guimarães, presidente da Associação de Moradores do Bairro Airton Sena, que acompanha o serviço da Emurb.

A Emurb está disponibilizando o material saturado (solo removido da ruas) para os moradores aterrarem quintais. As obras devem ser concluídas. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile