Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Pia Vila lança o DVD ‘Aldeia Sideral’: “este trabalho foi feito a muitas mãos”

Paulinho_Nobre_Pia_Vila_e_Diogo_Soares
Ao lado de Diogo Soares, do Los Porongas, o músico Pia Vila falou sobre DVD

O que dizer de um artista que é comparado a Raul Seixas, Zé Ramalho, Tom Zé e até com o vocalista da banda punk americana, Iggy Pop. Essa lenda se chama Pia Vila. Ele é remanescente de uma geração que viveu, defendeu, compôs e cantou coisas destas paragens. Performático, irreverente, espirituoso e muito, mas muito contador de histórias que, se não forem inverossímeis, também não podem ser folclorizadas. Conversa: Pia Vila é folclore puro também. Basta ver a sua indumentária preta, estilo…. Sei lá o que.

Em uma carreira de 37 anos, o artista tem muitas histórias. Numa dessas, Pia e o parceiro Felipe Jardim, nos idos dos anos 80, foram à Manaus num fusca (esse carro é outra história) participar de um festival de música regional. Lá se juntaram a índios, seringueiros, garimpeiros e roqueiros de diversas partes da Amazônia. Em sua primeira apresentação, o intérprete foi vaiado exaustivamente. Pensa que ele desistiu! Pia refez o arranjo, acrescentou novos instrumentos e, como num passe de mágica, fez a sua música ser a mais aplaudida durante os 3 dias de festival.

Esse ícone da cultura acrea-na, ou vira-lata, como ele costuma chamar, começou sua carreira na década de 70, mas ficou conhecido principalmente nos lendários festivais de praia do Amapá. Depois de muitos anos sem se apresentar, Pia entrou num estúdio pela primeira vez no início dos anos 2000. Redescoberto pelos músicos Jorge Anzol Charles Sampaio, que foram seus produtores e diretores no projeto que ‘ressuscitaria’ o artista, dando-lhe visibilidade jamais alcançada: o disco ‘Aldeia Sideral’.

O próximo passo foi a gravação do DVD Aldeia Sideral, cujas faixas são todas entoadas por seu público. Acompanhado pelos músicos Jorge Anzol (bateria), Arthur Miúda (baixo), Charles Sampaio (guitarra) Paulinho Nobre (percussão), Fred Margarido (teclado) e Rone Blues (gaita), Pia incorpora estilos e épocas diferentes para cantar rock, blues e folk music. Claro, sempre acampando das bandas Los Porongas e Mapinguari Blues.

O lançamento do DVD será neste sábado (19), às 20 horas, na Usina de Artes. “É uma honra fazer o show de abertura no lançamento desse lindo DVD”, disse o vocalista da banda Los Porongas, Diogo Soares, para quem considera Pia Vila ‘um mestre das melodias e do feeling’. Os ingressos custam R$ 10,00 e podem comprados na Livraria Nobel.

Sair da versão mobile