X

Prefeitura e governo realizam curso Mochila do Educador Ambiental


Monitores das Ecotecas recebem orientação técnica

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia)  está realizando curso de capacitação cujo tema é a Mochila do Educador Ambiental para os monitores das Ecotecas. O curso terá duração de uma semana e teve início na última  segunda-feira, 28,  no Horto Florestal de Rio Branco.

O curso é ministrado por técnicos da  Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), parceira do projeto, e tem como objetivo capacitar os monitores para utilizar a mochila do Educador Ambiental na Ecoteca  através de atividades lúdicas cooperativas que oportunizam às crianças momentos de expressão, criação e de troca de informação, além de trabalhar a sensibilização para o cuidado com o meio ambiente e a importância da preservação dos recursos naturais.

Ao concluir o curso os monitores receberão certificados e cada Ecoteca receberá uma Mochila do Educador Ambiental. De acordo com Tânia Façanha, da Escola de Educação Ambiental, esta é mais uma opção para os professores e monitores desenvolverem atividades de Educação Ambiental com os alunos. A mochila contém materiais didáticos e lúdicos como  flanelógrafo, mapas, jogos ambientais, cadernos temáticos e a Carta da Terra para crianças, além de publicações sobre as políticas públicas do Estado como o Zoneamento Ecológico Econômico e a Política de Valorização do Ativo Ambiental Florestal.

As Ecotecas são espaços e canais apropriados que possibilitam as crianças/alunos perceber-se integrante, dependente e agente transformador do am-biente, exercendo, assim, a sua ecocidadania. Todas as Ecotecas são equipadas com recursos audiovisuais e títulos variados. O acervo é composto de livros, filmes em DVD, mate-riais lúdicos e didáticos como fantoches entre outros.

Em Rio Branco já foram implantadas 16 Ecotecas, sendo 14 em escolas de educação infantil de 1º segmento do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) nos bairros que fazem parte das Regionais  1 e 7, uma  no Horto Florestal e uma  no Centro Cultural Neném Sombra do Bairro Quinze. As Ecotecas benefi-ciam cerca de 8.000 alunos da rede municipal e estadual de ensino. Para este ano, está prevista a  inauguração de mais  três  Ecotecas. (Acom PMRB)

Categories: Geral
wordpress: