Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Primeiro Curso de Especialização em Homeopatia terá aula inaugural amanhã

Foto7a

O Curso de Especialização em Homeopatia da Ufac e da Secretaria Municipal de Saúde terá a sua aula inaugural amanhã, 11, a partir das 8h. A primeira atividade do curso será situada no Hospital das Clínicas do Acre, com palestra proferida pelo governador Tião Viana, que como senador foi um dos responsáveis por tornar viável a oferta deste ensino aos médicos acreanos. Trata-se de uma iniciativa pioneira, por ser o 1º curso nacional de capacitação para homeopatas a ganhar  selo de apoio do Ministério da Saúde e do CRM.

Até o momento, o curso tem 12 médicos confirmados para receber a formação e atuar na área homeopática, reconhecida como especialidade médica pelo CFM desde o fim da década de 70. O total de inscritos era suficiente para as 20 vagas ofertadas, mas devido a desistências e descumprimentos do edital, algumas ficaram abertas. Para preenchê-las, a coordenação deve abrir um novo edital, no site da Ufac, das 8 vagas remanescentes.

Apesar de ser uma pós-graduação do tipo lato sensu (portanto, não é reconhecida pelo Ministério da Educação, MEC), o curso tem importante valor no mercado e será uma ótima ferramenta de aprendizado para o desenvolvimento profissional dos alunos.

Com efeito, a especialização possui carga horária de 850h/aula, dividida em 2 atividades semanais: nas manhãs de sexta-feira e manhãs ou de quintas ou de sábados. Além disso, o coordenador Gilberto Ribeiro Vieira garante que os estudantes receberão as aulas de profissionais altamente qualificados tanto do quadro docente da Ufac, quanto de outros grandes centros nacionais (ex: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Paraná). O curso também segue padrões da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB).

Para a aula inaugural, o dr. Gilberto Veira – um dos dois únicos homeopatas que atuam no mercado acreano – conta que, além de Tião Viana, estarão presentes a representante do MS, Marília Natividade Santana, e o presidente da AMHB, Carlos Alberto Fiorot.

“O evento de sexta será uma festa para celebrar o momento inicial deste curso, que foi algo muito difícil de sair do papel. Foram 4 anos costurando as dificuldades e reunindo os parceiros certos para sua implantação. Este é o 1º curso patrocinado pelo MS e CRM. E, agora, esperamos que sirva de modelo para outras iniciativas afins”, resume Gilberto.

Sair da versão mobile