Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Projeto pretende fortalecer produção de artesanato

Artesãos de todo o Estado receberão incentivo para produzir mais e melhor com ações integradas de fomento, capacitação, divulgação e apoio à comercialização. A iniciativa será tanto para o mercado interno, em forma de varejo, quanto para grandes empresas, em atacado. A parceria entre o Sebrae, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (Setul), prefeituras e organizações não governamentais quer valorizar a atividade econômica, considerada com grande potencial econômico e cultural no Acre.

As novidades para o setor foram divulgadas durante a abertura da exposição ‘Artesanato Acreano’, na sede do Sesc Centro, e que estará disponível ao público até 31 de março.
Um diagnóstico realizado pelo Sebrae e instituições parcerias apontam para crescimento expressivo no número de artesãos e no consumo destes produtos, que ganham a cada ano a identidade local, ao mesmo tempo em que se destacam pela qualidade. Mas o projeto Artesanato do Acre, desenvolvido há 8 anos pelo Sebrae identificou os pontos fracos da atividade que podem ser melhorados e volta agora o seu foco para os municípios.

Com duração de 3 anos e investimentos em formação específica para artesãos, como a oficina de design que estimula o melhoramento das peças; intercâmbio entre artesãos; produção de catálogo com produtos de todo o Estado, o projeto pretende envolver e profissionalizar ainda mais artesãos. Incentivados pelas políticas públicas disponíveis e prêmios locais e nacionais, eles respondem de forma cada vez mais criativa.
Aldemar Maciel, gestor do Projeto Artesanato do Sebrae, enfatiza a necessidade de expandir este crescimento para os demais municípios. Ele cita como sucesso do negócio a recente encomenda do grupo Pão de Açúcar de 900 peças diversificadas do artesanato acreano e a abertura de lojas de artesanato em Rio Branco nos últimos anos.

“Este é um bom momento para o artesanato e os artesãos que estão preparados para responder a estímulos como o de colocar cenas e identidade acrea-nas nos produtos, o que agrega mais valor”, diz Maciel. O artesanato acreano pode ser conhecido durante exposição e feira aberta ao público de 8h às 22h no Sesc Centro de segunda-feira a sábado. No acervo há peças utilitárias, de decoração, de vestuário e souvenirs.

Sair da versão mobile