Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

RBTrans faz avaliação de abrigos de ônibus

Projeto de reconstrução ou reforma prevê sinalização para deficientes visuais e espaços para cadeirantes

Fiscaliza_cao

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Rio Branco (RBTrans), realiza diagnóstico sobre as condições dos abrigos de ônibus visando reforma e reconstrução desses equipamentos. Técnicos da Diretoria de Transporte da RBTrans avaliam o serviço que será necessário para melhorar as condições de cada abrigo. “Os novos abrigos contarão com piso podotátil, para deficientes visuais, e espaço para cadeira de rodas”, informou Ítalo César, diretor de Transportes da RBTrans.

O piso tátil é um sistema de identificação pelo qual uma informação é sentida pelos seres humanos através da sensação tátil da planta dos pés. As pessoas cegas ou de baixa-visão têm as sensações táteis aguçadas e através dos pés sentem diferentes relevos no solo –daí a referência de podotátil. Trata-se de mais um investimento da Prefeitura de Rio Branco por uma cidade com acessibilidade.

Numa primeira fase, os abrigos em condições mais precárias serão reformados com recursos próprios. Os demais aguardam avaliação de projetos propostos junto à agências e outras fontes de financiamento.

Na gestão de Raimundo Angelim número de paradas de ônibus subiu de 75 para 220 desde 2005 e projeção é que 100% da frota seja renovada ao longo deste ano –mas mais de 40 ônibus novos estão em circulação há cerca de um mês. Em todas as linhas há pelo menos um veículo adaptado para o transporte de portadores de necessidades especiais. Há vários outros investimentos: a reforma e ampliação da cobertura do Terminal Urbano e criação de novos corredores de acesso, como a Estrada da Sobral.

O sistema de transporte público coletivo de ônibus de Rio Branco é hoje composto por 36 linhas e é operado por três empresas: Via Verde, Floresta e São Judas Tadeu. Os itinerários das linhas do sistema possuem, em geral, características bairro centro e vice-versa, tendo como principal ponto de convergência o Terminal Urbano, onde se opera o sistema de integração de linhas.

No ano passado a Prefeitura reformou cerca de trinta paradas de ônibus. Um dos abrigos vistoriados está localizado na rua Edmundo Pinto, no conjunto Manoel Julião. A parada está com sua estrutura bastante precária e moradores ajudam a mantê-la. O comerciante Antonio Costa é dono da sorveteria do Julião, localizada ao lado do abrigo. Ele observa que o clima do Acre é úmido, o que facilita o apodrecimento da estrutura de madeira.

Os abrigos de Rio Branco são padronizados, valorizam a identidade regional e medem cerca de 2,70 metros.

 

 

Sair da versão mobile