O jornalista Nelson Liano Jr. participou na semana passada da já tradicional Festa de São José, do escritor Paulo Coelho, em Istambul na Turquia. Ele foi convidado pela Revista Contigo da Editora Abril para fazer uma matéria especial junto com o fotógrafo Sérgio Zalis. Confira a reportagem abaixo:
A festa de Paulo Coelho na fronteira entre o Oriente e o Ocidente
Em Istambul o escritor brasileiro celebra o Dia de São José, seu padroeiro
O misticismo que envolve a obra de Paulo Coelho, 63 anos, ganhou forma nos salões do centenário Pera Palace Hotel, em Istambul, no sábado (19). Há 25 anos, o escritor celebra o Dia de São José, patricarca da igreja católica, protetor das famílias e seu santo de devoção. A tradição foi incorporada à vida de Paulo Coelho em 1986, após a peregrinação pelo Caminho de Santiago, que resultou em um de seus livros mais conhecidos: O Diário de um Mago.
Ele conta que, recém-nascido, teve problemas sérios de saúde e sua mãe fez promessa ao santo para que o filho sobrevivesse. ”Ela se esqueceu depois de um tempo, mas resolvi preservar o compromisso com São José”, explicou. Conselheiro especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para Diálogos Interculturais e Convergências Espirituais, o escritor escolheu, criteriosamente, neste ano a cidade turca dividida pelo Canal de Bósforo, que estabelece a fronteira entre a Europa e a Ásia.
”Meu webmaster, Suphi, que mora na turquia, sugeriu Istambul. Achei o cenário perfeito, porque estabelece a fronteira entre o Ocidente e o Oriente. Ainda mais em um momento importante em que os países árabes lutam pela democratização”, afirmou.
A magia estava presente na própria arquitetura do hotel, construído há 118 anos para abrigar viajantes do luxuoso Expresso do Oriente, linha de trem que partia de Paris com destino a Constantinopla, onde hoje se localiza Istambul. Nesse clima, 150 privilegiados convidados de todos os cantos do planeta – incluindo CONTIGO! – embarcaram na viagem comandada pelo brasileiro que mais vende livros no mundo. Porém, antes da comemoração, acompanhado da mulher, a artista plástica Christina Oiticica, 59, Paulo percorreu a célebre Avenida Istiklal, ondese concentram as principais livrarias de Istambul.
Descontraído, ele tomou café, conversou com leitores e comemorou com os livreiros o sucesso de sua mais recente obra, O Aleph, que ocupa o primeiro lugar entre os livros mais comercializados na turquia. O casal ainda visitou as tradicionais lojas de especiarias da cidade, que há milhares de anos abastece os viajantes que fazem o escambo de produtos ocidentais e orientais.
Nos corredores do hotel – que já recebeu hóspedes como os autores Ernest Hemingway e Agatha Christie,o diretor de cinema Alfred Hitchcock e as estrelas Zsa Zsa Gabor e Greta Garbo -, a movimentação foi intensa durante a hospedagem do escritor brasileiro, que contou com a presença, entre vários amigos, do publicitário Celso Loducca, 52, do ex-ministro José Dirceu, 65, do jornalista Bruno Astuto, 32, e do embaixador do Brasil na Turquia, Marcelo Jardim.
Preces…
Antes do jantar típico, regado a vinho turco e raki – a mais tradicional bebida do país, feita à base de anis -, Paulo celebrou com a oração de São José em 12 diferentes idiomas. Na prece, destacacou a importância do trabalho de cada ser humano para construir um mundo onde as tolerâncias política e religiosa vigoremem favor da paz. ”Esta é mais uma festa de agradecimento do que de celebração.” Ao lado da irmã, Sônia Coelho, o escritor convidou um leitor japonês para fazer uma prece de consolação e conforto pelas vitimas do terremoto no Japão. Paulo citou ainda trechos do Alcorão: ”Deus me mantenha no caminho correto”, orou.
O escritor turco Serdar Ozkan, 34, leu uma carta especial ao amigo brasileiro. ”O ego é como a cinza. Se a esmagamos, acabamos por sujar a superfície onde se encontra. No entanto, se sopramos gentilmente a cinza, ela desaparece sem deixar rastros. Paulo Coelho tem um grande ego, mas na sua experiência aprendeu a soprá-lo para distribuir seu conhecimento da vida às pessoas do mundo inteiro”, disse Serdar.
…E Rock’n’Roll
Eternizado no mundo do rock em parcerias musicais de sucesso – como Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás – nos anos 60 e 70 com o amigo Raul Seixas, Paulo subiu ao palco após os agradecimentos para cantar I’m Still Lovin You, sucesso do grupo Scorpions, ao lado do lendário vocalista e guitarrista da banda, o alemão Rudolf Schenker, 52. A banda turca Babazula enfeitiçou os convidados com uma mistura de ritmos tradicionais do Oriente com jazz e rock. Na pista, bailarinas evocavam toda a sensualidade da dança do ventre. Paulo encerrou a festa cantando Back To Istanbul, misto de rap e música oriental que evoca proteção universal às crianças.
Atencioso com os fãs, o escritor ainda permaneceu no salão por mais de duas horas, autografando livros para os 30 leitores de diversos países que foram convidados para a festa em um sorteio. Na manhã seguinte, Paulo mostrou sua gratidão em mensagem no seu blog. ”Viva todas as graças que Deus te deu hoje. A graça não pode ser economizada”, declarou antes de concluir: ”Deus sabe que somos artistas da vida. Aceite as bênçãos, trabalhe e crie suas pequenas obras de arte hoje. Amanhã você receberá mais…”
Depois do café turco com a mulher, Paulo Coelho comemorou com livreiros o sucesso do livro O Aleph, que lidera ranking de vendas no país
Fotos/Contigo!