O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) recebeu na noite de quinta-feira, 17, o Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho, conferido pelo Serviço Social da Indústria, órgão da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Projeto MASPP (Métodos de Análise e Solução de Problemas de Perdas) reduziu de 1.829 litros de água ao dia por ligação para 1.143 lts/dia/ligação desde que foi implantado em 2009 – e, em função de seu sucesso, mereceu o prêmio do Sesi. “Fico muito contente com este prêmio, que é de todos. O mérito é daqueles que fazem o Saerb”, disse o prefeito Raimundo Angelim durante a apresentação da honraria ocorrido sexta-feira, 18, no auditório da Receita Federal.
O prêmio é uma iniciativa que contribui para o desenvolvimento do setor industrial, voltado para a sustentabilidade e a promoção da qualidade de vida no trabalho, visando o aumento da produtividade da indústria e sua competitividade no mercado. O PMAS, conforme explicou Eduardo Vieira, presidente do Saerb, é, em síntese, um diagnóstico de onde ocorrem as perdas e de formas de combatê-las. “É uma ferramenta feita com toda equipe, desde o pessoal de ponta, grupos de apoio à diretoria do Saerb”, disse Vieira durante a apresentação do prêmio, que reuniu técnicos e servidores na tarde de sexta, 18, no auditório da Receita Federal.
Durante o processo de avaliação, auditores do Sesi conferem dados e informações do andamento do projeto. São ava-liadas também iniciativas para fomentar o desenvolvimento social local, aumentar a qualidade de vida dos funcionários e racionalizar o uso de recursos naturais. Além de premiar as indústrias que se destacam, o PSQT ainda oferece a todas as empresas inscritas um diagnóstico gratuito que aponta os pontos fortes e as oportunidades de melhoria relativas às ações implementadas para promover a responsabilidade social.
A iniciativa do Sesi, segundo sua diretoria, é um incentivo à adoção de práticas para o exercício da responsabilidade social empresarial, valorizando colaboradores e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. O prêmio é resultado da política de viabilização da autarquia implantada na gestão de Raimundo Angelim pelo engenheiro Semy Ferraz, ex-presidente da autarquia. O plano de ação do Saerb, traz todas as perspectivas para o sistema ao longo de 2011 e do próximo ano: garantir a sustentabilidade financeira; gerar recursos próprios para investimento; manter a política de captação de recursos a fundo perdido; conquistar/reconquistar usuários potenciais e factíveis; aumentar o índice de cobertura de água e esgoto, buscar sempre a satisfação do usuário; implantar programas educativos e de conscientização junto à sociedade; garantir a qualidade da água distribuída; assegurar o volume de água disponibilizado de acordo com a demanda; garantir coleta, tratamento e destinação final do esgoto; aperfeiçoar o sistema de fiscalização de serviços, entre outros. Nesse contexto, as metas até dezembro de 2012 são ousadas: 100% de cobertura no abastecimento de água; 100% das ligações hidrometradas; 99% das amostradas coletadas dentro do padrão de potabilidade; 70% da cobertura de atendimento na coleta de esgoto; 100% de potencial de tratamento de esgoto; 95% de eficiência de tratamento. (Ascom PMRB)