O Ministério da Saúde autorizou a liberação de R$ 800 mil para ações de combate à dengue nos municípios do Acre. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (31), no Diário Oficial da União. Segundo a publicação, a medida considera a necessidade de enfrentamento da situação epidêmica de dengue, o impacto da doença na população e sua disseminação pelos municípios do estado.
O repasse financeiro do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Estadual de Saúde do Acre será disponibilizado em uma única parcela, ainda de acordo com o texto do Diário Oficial. A verba será destinada a ações de vigilância, prevenção e controle previstas no plano de contingência de dengue do estado.
De 2 de janeiro a 26 de fevereiro deste ano, segundo a Secretaria de Saúde do Acre, foram notificados 17.804 casos de dengue. Destas notificações, 16.355 estão em Rio Branco, que representa 91% dos casos. Apenas um óbito causado por dengue foi registrado no estado, em 2011.
Ações de combate à dengue
Para reduzir o número de casos de dengue no Acre, principalmente em Rio Branco, a prefeitura, o governo e o Ministério da Saúde, com apoio do Exército e do Corpo de Bombeiros, realizam a Operação Limpeza.
Segundo a Secretaria de Saúde, cerca de mil agentes atuam com pás, retroescavadeiras, caminhões e caçambas pela capital. Só neste ano, mais de 8,5 toneladas de lixo e entulhos foram recolhidas na cidade. (G1)