Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sebrae apresenta estudo sobre ofertas e demandas de produtos para o Peru

Numa ação conjunta dos Sebraes do Acre, Rondônia e Mato Grosso estão sendo apresentados os estudos de logística para transporte e de produtos que interessa aos peruanos comprar e  vender ao Brasil através da rota noroeste da Amazônia.

O Estudo de Mercado de Fronteira foi contratado pelos Sebraes ao consultor internacional Luiz Ernesto Cáceres Ângulo que focou sua pesquisa nos insumos para a construção civil, alimentos, móveis e tecidos e seus manufaturados. Seu resultado foi apresentado na tarde de quinta-feira aos empresários de Rio Branco pela equipe da Gerência de tecnologia e Mercado com palestra do consultor Luiz Cáceres.

Segunda a diretora técnica do Sebrae no Acre, Elizabeth Monteiro: “Desde que foram iniciadas as obras de asfaltamento da Estrada do Pacífico o Sebrae tem participado ativamente das ações que buscam a integração comercial e empresarial de fronteira, especialmente com o Peru. Exemplo disto foi nosso protagonismo ao realizarmos a primeira Feira da Amazônia em Cusco no Peru, ainda em 2009, criando condições para que investidores da Amazônia e do Peru possam iniciar negócios que vão ampliar-se naturalmente com a inauguração desta estrada que integrará efetivamente nossos países. Por isso os Sebraes do Acre, Rondônia e Mato Grosso e Nacional se uniram na realização desse estudo de logística e mercado de fronteira para oferecer informações essenciais sobre as principais vias de acesso, produtos e serviços a serem oferecidos ou comprados por negociantes brasileiros e peruanos!”

Luiz Cáceres destacou a importância estratégica da conclusão da Estrada do Pacífico para permitir a integração comercial do Peru com a região noroeste da Amazônia. “Peru tem muito a oferecer ao Brasil, mas também necessita de muitos produtos e serviços do Brasil que é um país mais industrializado e que tem uma agricultura bastante desenvolvida. As regiões de maior interesse para os negociantes brasileiros será Lima e o sul peruano, destacadamente Arequipa, Tacna e Cusco, por terem maior desenvolvimento econômico e produtivo”.

A consultoria realizada por Luiz Cáceres trabalhou a identificação das regiões de destino de produtos, identificação dos principais importadores e exportadores peruanos,  identificação dos aspectos legais para o comércio destes produtos, bem como  a questão de impostos e a existência ou não de barreiras fiscais ou sanitárias a cada classe de mercadoria ou serviço a ser oferecido.

Já na tarde de sexta-feira os superintendentes do Sebrae no Acre, João Fecury e de Rondônia, Pedro Teixeira, o representante do Sebrae Nacional Paulo Alvim, a diretora Elizabeth e técnicos do Acre, Rondônia e Mato Grosso realizaram reunião técnica com o consultor para traçar estratégias de atuação junto aos empresários com potencial de exportação nos estados incluídos no projeto. (Ascom Sebrae)

Sair da versão mobile