23 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

23 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Secretaria de Pequenos Negócios e Sebrae concluem curso para novos empreendedores

wordpress por wordpress
02/03/2011 - 11:53
Manda no zap!CompartilharTuitar

Homens e mulheres interessados em gerar a própria renda dão o primeiro passo para a independência financeira
047_senhora
“O governador está cumprindo o que disse na campanha”, diz dona de casa

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A primeira etapa do curso de capacitação para empreendedores, que vem sendo ministrado através de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) e Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-AC), foi encerrado na noite da última segunda-feira 28, na escola “Clarisse Fecury”, no bairro Santa Inês, com a entrega de 120 certificados a homens e mulheres interessados em gerar os próprios empregos e renda. O passo seguinte agora é uma visita dos técnicos da Secretaria de Pequenos Negócios e do Sebrae para averiguar as futuras instalações dos negócios e a instalação dos equipamentos para o funcionamento.

A ideia do governador Tião Viana ao propor criação da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios, de acordo com o secretário José Carlos dos Reis, é fazer com que as pessoas que vivem do subemprego ou que são obrigadas a aceitar a ajuda do governo federal através de programas como o Bolsa Escola, possam criar mecanismos de independência financeira e em breve possa abdicar da ajuda governamental através de negócios e renda próprios. “O governador dizia isso na campanha eleitoral, propondo que, em seu Governo, as pessoas, inclusive as mais pobres, teriam meios de vida para sair da dependência dos programas governamentais”, disse José Reis. “É o que estamos executando em parceria como o Sebrae e outras instituições as quais vamos recorrer”, acrescentou.

Em relação às pessoas que acabaram de receber seus certificados de pequenos empreendedores, o passo seguinte será a aquisição de equipamentos, financiados pelo Governo do Estado e seus parceiros, para que as pessoas comecem a trabalhar imediatamente. “Não queremos anunciar datas, mas acho que muito em breve estaremos entregando os primeiros equipamentos para as pessoas que participaram dos cursos aqui”, disse a secretária adjunta de Pequenos Negócios, Sílvia Monteiro, ao participar da entrega dos certificados aos novos empreendedores. O curso teve duração de 15 horas, com a participação dos instrutores do Sebrae. “Eles tiveram um curso em que passaram a obter algumas  ferramentas de gestão sobre o mercado e sobre o que devem fazer em relação aos pequenos empreendimentos”, disse um dos facilitadores do Sebrae, Rubens Albino Bastos. “No curso, os facilitadores do Sebrae também abordam a questão financeira, com ênfase em fluxo de caixa. Nós queremos ajudar aos futuros empreendedores sobre como descobrir se os seus negócios estão tendo rentabilidade, focando para o despertar empreendedor”, acrescentou Bastos.

O curso foi iniciado com uma palestra ministrada pela socióloga e palestrante Fabiana Ponte de Souza e deve se estender a outros bairros da capital e municípios do interior. “Vamos tentar chegar ao maior número de pessoas possíveis”, disse o diretor Rômulo Branco, da Secretaria de Pequenos Negócios.

Durante a entrega dos certificados aos novos empreendedores, além da satisfação, a esperança de sair da dependência econômica e financeira de programas assistenciais do governo. É o caso da dona de casa Valdinéia Ferreira da Silva, de 59 anos, residente na Travessa Coelho, no Recanto dos Buritis. Com o marido desempregado, ela fez o curso na esperança de que, em breve, possa montar uma lanchonete em sua casa e expandir o negócio de produção de Ovos da Páscoa. “Ganho algum dinheiro com a venda de chocolate, mas o tempo de Ovos da Páscoa só acontece uma vez por ano. Por isso, quero um negócio que possa gerar dinheiro o ano todo”, disse a dona de casa. “Estou feliz em saber que o governador Tião Viana está cumprindo aquilo que ele disse na campanha”, acrescentou.

Silmar Rodrigues Moura, de 32 anos, um filho e com a mulher grávida, morador do bairro Belo Jardim, é servidor público temporário como agente de vigilância em saúde e espera poder montar um serviço de assistência técnica a computadores. “Creio que depois desse curso, estou pronto para essa nova atividade”, disse.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

RBTrans faz avaliação de abrigos de ônibus

Próxima Notícia

Caso Janete: testemunha muda depoimento e inocenta marido

Mais Notícias

A estreia virtuosa coloca Elson Rúben entre os dez melhores enxadristas escolares do país (Foto: Reprodução\FXA)
4º destaque

Acreano de 12 anos conquista pódio no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar

22/09/2025
Foto: Dell Pinheiro
5º destaque

Frente fria fraca chega ao Acre com alerta para temporais nesta terça-feira

22/09/2025
Empreendedores do Acre destacam produção local na Expocruz
NOTÍCIAS

Empreendedores do Acre destacam produção local na Expocruz

22/09/2025
Acklas (à esquerda), a gestora da Unidade de Conservação (UC) Refúgio da Vida Silvestre (REVS) Serra das Aroeiras, Amélia Corrêa Passos, e o produtor Beto Luz, em uma das etapas da expedição— Foto: Arquivo pessoal
6º destaque

Arqueólogo de Niterói lidera expedição que percorrerá 7 países e chega a Rio Branco para debater geoglifos e história do Acre

22/09/2025
Pais recebem alta após acidente na Transacreana que matou duas crianças em Rio Branco
2º destaque

Pais recebem alta após acidente na Transacreana que matou duas crianças em Rio Branco

22/09/2025
Assis Brasil receberá quase R$ 350 mil para ações de defesa civil
Destaques Cotidiano

Assis Brasil receberá quase R$ 350 mil para ações de defesa civil

22/09/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Caso Janete: testemunha muda depoimento e inocenta marido

Acre Solidário participa do Carnaval 2011

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre