Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Secretaria de Pequenos Negócios e Sebrae concluem curso para novos empreendedores

Homens e mulheres interessados em gerar a própria renda dão o primeiro passo para a independência financeira
047_senhora
“O governador está cumprindo o que disse na campanha”, diz dona de casa

A primeira etapa do curso de capacitação para empreendedores, que vem sendo ministrado através de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) e Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-AC), foi encerrado na noite da última segunda-feira 28, na escola “Clarisse Fecury”, no bairro Santa Inês, com a entrega de 120 certificados a homens e mulheres interessados em gerar os próprios empregos e renda. O passo seguinte agora é uma visita dos técnicos da Secretaria de Pequenos Negócios e do Sebrae para averiguar as futuras instalações dos negócios e a instalação dos equipamentos para o funcionamento.

A ideia do governador Tião Viana ao propor criação da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios, de acordo com o secretário José Carlos dos Reis, é fazer com que as pessoas que vivem do subemprego ou que são obrigadas a aceitar a ajuda do governo federal através de programas como o Bolsa Escola, possam criar mecanismos de independência financeira e em breve possa abdicar da ajuda governamental através de negócios e renda próprios. “O governador dizia isso na campanha eleitoral, propondo que, em seu Governo, as pessoas, inclusive as mais pobres, teriam meios de vida para sair da dependência dos programas governamentais”, disse José Reis. “É o que estamos executando em parceria como o Sebrae e outras instituições as quais vamos recorrer”, acrescentou.

Em relação às pessoas que acabaram de receber seus certificados de pequenos empreendedores, o passo seguinte será a aquisição de equipamentos, financiados pelo Governo do Estado e seus parceiros, para que as pessoas comecem a trabalhar imediatamente. “Não queremos anunciar datas, mas acho que muito em breve estaremos entregando os primeiros equipamentos para as pessoas que participaram dos cursos aqui”, disse a secretária adjunta de Pequenos Negócios, Sílvia Monteiro, ao participar da entrega dos certificados aos novos empreendedores. O curso teve duração de 15 horas, com a participação dos instrutores do Sebrae. “Eles tiveram um curso em que passaram a obter algumas  ferramentas de gestão sobre o mercado e sobre o que devem fazer em relação aos pequenos empreendimentos”, disse um dos facilitadores do Sebrae, Rubens Albino Bastos. “No curso, os facilitadores do Sebrae também abordam a questão financeira, com ênfase em fluxo de caixa. Nós queremos ajudar aos futuros empreendedores sobre como descobrir se os seus negócios estão tendo rentabilidade, focando para o despertar empreendedor”, acrescentou Bastos.

O curso foi iniciado com uma palestra ministrada pela socióloga e palestrante Fabiana Ponte de Souza e deve se estender a outros bairros da capital e municípios do interior. “Vamos tentar chegar ao maior número de pessoas possíveis”, disse o diretor Rômulo Branco, da Secretaria de Pequenos Negócios.

Durante a entrega dos certificados aos novos empreendedores, além da satisfação, a esperança de sair da dependência econômica e financeira de programas assistenciais do governo. É o caso da dona de casa Valdinéia Ferreira da Silva, de 59 anos, residente na Travessa Coelho, no Recanto dos Buritis. Com o marido desempregado, ela fez o curso na esperança de que, em breve, possa montar uma lanchonete em sua casa e expandir o negócio de produção de Ovos da Páscoa. “Ganho algum dinheiro com a venda de chocolate, mas o tempo de Ovos da Páscoa só acontece uma vez por ano. Por isso, quero um negócio que possa gerar dinheiro o ano todo”, disse a dona de casa. “Estou feliz em saber que o governador Tião Viana está cumprindo aquilo que ele disse na campanha”, acrescentou.

Silmar Rodrigues Moura, de 32 anos, um filho e com a mulher grávida, morador do bairro Belo Jardim, é servidor público temporário como agente de vigilância em saúde e espera poder montar um serviço de assistência técnica a computadores. “Creio que depois desse curso, estou pronto para essa nova atividade”, disse.

Sair da versão mobile