Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

SEE mudará horários de entrada das escolas estaduais para 8h, de manhã, e 14h, de tarde

HORRIO_ESCOLA-_F._VICTOR_AUGUSTO4
Estudantes que antes entravam às 7h30 passarão a chegar nas escolas às 8 horas

A Secretaria Estadual de Educação (SEE) vai alterar os horários de entrada dos colégios da rede pública de todo  Estado a partir da próxima segunda (28). A entrada nas escolas passará das 7h30 para as 8h na parte da manhã, com a saída às 12h15. Já à tarde, a entrada passará a ser às 14h, com a saída às 18h25 (ensino médio) e 18h15 (ensino fundamental).
A decisão foi tomada em consenso, após vários encontros para debater a questão com o Colegiado de Diretores das Escolas Públicas Estaduais (Codep) e os demais componentes do público estudantil (alunos, professores, sindicatos, etc).

A medida partiu da necessidade de adaptar o horário de funcionamento das escolas em face da mudança de fuso que o Acre teve em 2008 – ficando com 1h a menos de Brasília. A Secretaria de Educação também tomou como prerrogativa que os demais setores da sociedade acreana (comércio, indústria, governo, poder judiciário, etc) também mudarão seus expedientes para começar a partir das 8h, generalizando os horários.

Para que não haja conflitos de horários com as redes municipais de Ensino, o secretário estadual de educação, Daniel Queiroz, explicou que a SEE já contatou os municípios e que praticamente todos eles já estão decididos a acompanhar a mudança da rede estadual. “A noite ficou mais extensa, passando a tirar 1h a mais do dia. Isso gerou um certo desconforto nas escol    dilema da mudança foi finalmente decidido após uma última reunião com 100 diretores do Colegiado. “A grande maioria quis a alteração pelos benefícios gerais às escolas. Somente 4 diretores não concordaram plenamente com a proposta”, detalhou. Os professores também foram absolutos quanto à modificação. “A classe avalia que a mudança será melhor para todo mundo”, comentou Rosana Nascimento, presidente da Cut/AC.

Idéia deve ser mantida, mesmo com a volta do horário antigo

Outro ponto relevante frisado pelo secretário Daniel Queiroz é que o governo estuda a hipótese de tornar esta alteração permanente, e não só uma mera adaptação até a volta do horário antigo. Ou seja, mesmo quando a decisão escolhida pelo referendo das Eleições 2010 passar a vigorar e o Acre voltar a ter 2h a menos de Brasília, as escolas – e outros setores – podem continuar com estes horários a serem afixados na segunda (entrada às 8h e às 14h).

“Quando o horário antigo voltar, este é outro debate que estaremos acertando. Mas é bom assegurar que, para tomar novas decisões, vamos consultar todos os públicos envolvidos, a exemplo do que fizemos agora para promover esta alteração válida a partir da próxima semana. A idéia é chegarmos sempre ao consenso que seja melhor para a sociedade”, pregou ele.

As escolas com turnos noturnos e EJA ainda estão em fase de discussão sobre a alteração do seu horário, que exige uma elasticidade maior devido aos seus alunos serem adultos.

Sair da versão mobile