Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Seminário aborda questões de gênero, raça e etnia com educadores

SEMINARIO_RACIAL_

Encontro discutiu temas raciais, de gênero e sexualidade

A primeira agenda da Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo do Estado trata de uma questão delicada e ainda considerada um tabu: a abordagem de temas sobre questões raciais, de gênero e sexualidade dentro das salas de aula. Para sensibilizar a equipe pedagógica e gestores das escolas públicas do Estado foi realizado ontem um encontro para discussão sobre Gênero, Raça e Etnia. Apresentação do espetáculo Desencaixando nós, exibição do filme Acorda Raimunda e uma mesa temática com as professores Margareth Edul Prado e Almerinda Cunha, do Fórum Étnico-Racial foram as atividades desenvolvidas para tentar implementar a lei que determina inclusão do tema Historia da África na educação básica.
O objetivo, segundo a técnica pedagógica para temática de gênero, orientação sexual e raça da Secretaria Estadual de Educação, Ísis Melo é fazer com que as escolas assumam esta discussão com ações naturais e não pontuais. Almerinda Cunha, presidente do Fórum Étnico-Racial do Acre reconhece que os professores têm dificuldades de transformar esses temas em conteúdo de aulas. “Eles têm receios de que possam ser mal interpretados ou chamados de preconceituosos ou racistas. Não tem segurança para trabalhar essas questões consideradas tabus”, explica dizendo-se otimista pela receptividade encontrada durante o encontro.
Para 2011 estão previstas formações específicas para professores em parceria entre o Fórum e secretarias de Política para Mulheres e Educação. Oficinas pedagógicas, encontros, palestras e seminários deverão ser realizados ao longo do ano com o intuito de esclarecer e informar os professores que não são preparados na formação inicial para lidar com temas tão diversos. Outra ação prevê a seleção e elaboração de mate-rial de apoio.

Sair da versão mobile