Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sesacre e Semsa promovem ações em comemoração ao Dia da Mulher


programação começou no dia 1º e continua com ações itinerantes voltadas para as servidoras públicas. De 4 a 31 de março, uma equipe formada por profissionais da Sesacre e Semsa estará se deslocando até os órgãos públicos para realizar os atendimentos (cronograma ao final do texto).


A primeira atividade foi a reunião do Comitê Estadual de Prevenção e Redução da Mortalidade Infantil e Materna para o planejamento de ações estratégicas visando reduzir esses indicadores. Na quarta-feira, 2, houve ação intersetorial com gestores, profissionais e diretores das unidades estaduais e municipais de saúde e secretários municipais de Saúde, sobre o Plano de Qualificação das Maternidades e Rede Perinatal.


O calendário de atendimento foi montado pela parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (Dape), juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).


De acordo com a gerente do Dape, Maria Gerlívia Angelim, cerca de 20 profissionais estarão trabalhando e a meta prevista é atender aproximadamente mil mulheres. Além dos serviços de saúde, as servidoras terão acesso às informações sobre como se prevenir de doenças e a importância de diagnosticá-las no seu estágio inicial.
Nesses dias, haverá distribuição de materiais informativos e educativos, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, teste de HIV, teste de Forgerstrom (grau de dependência do tabaco), orientação sobre saúde mental, envelhecimento saudável e saúde bucal; ginástica laboral, vacinação, exames de Prevenção do Câncer do Colo do Útero (PCCU), autoexame de mama e outros.


Para a servidora Farides Bader “essa ação é importante, uma vez que teremos a oportunidade de realizar vários exames preventivos, principalmente o PCCU, para diagnóstico do câncer do colo do útero, uma das doenças que mais acomete as mulheres”.


Já a servidora Cecília Messias diz que “esse é um momento muito importante para nós, servidoras da rede estadual de saúde, pois quem trabalha o dia todo não tem tempo para ir ao médico. Com essa iniciativa poderemos fazer os exames e receber o diagnóstico com mais comodidade”.


Os atendimentos começam nesta sexta-feira, 4, no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). Pela manhã serão atendidas as servidoras lotadas na penitenciária, e à tarde, as que trabalham na sede. (Assessoria)

Sair da versão mobile