Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

SESI premia melhores práticas das empresas

sesi_premio_50

Empresários e funcionários de empresas que concorreram ao Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho (PSQT) compareceram na noite de quinta-feira (17), no Novo Ginásio do SESI para conhecer os vencedores da disputa.


O prêmio é um reconhecimento público feito àquelas que possuem práticas diferenciadas de gestão e valorização de seus trabalhadores e visa despertar empregados e empregadores para o exercício da cidadania nas relações de trabalho.  Além disso, estimula as empresas para que incorporem a responsabilidade social em suas estratégias, a partir da difusão de boas práticas.


A empresa Miragina, uma das premiadas, ficou em primeiro lugar na categoria micro e pequena empresa, com o projeto “Desenvolvimento de produto”, na área de inovação. A indústria concorreu com a prática de seu mais recente sucesso, a Indústria de Castanha, que apresenta o produto nas versões laminada, desidratada e também dando sabor à rosquinhas e biscoitos.


“Nosso produto é muito bem aceito no mercado pela qualidade e sabor, por isso acho a empresa merecedora do prêmio, sim. Estou muito feliz com essa premiação e emocionada também”, disse a chefe de Recursos Humanos da empresa, Maria de Fátima Brasil.


Um total de 27 casos de sucesso de empresas industriais do Acre foi inscrito no prêmio. Elas concorriam nas categorias micro e pequena, média e grande empresa, com projetos de diversas áreas.  Na mesma oportunidade, o coordenador do PSQT no Acre, Jacimar Silva, anunciou o nome das três empresas que participarão da etapa nacional do prêmio. São elas: Rio Branco Pneus, Saerb e Acrediesel.


“É a primeira vez que o Acre consegue emplacar três empresas na disputa. Isso significa que as nossas empresas possuem práticas que são consideradas modelo para as empresas de todo o país”, reforçou o coordenador.


Em breve discurso, o presidente da Federação das Indústrias (FIEAC) em exercício, Joafran Nobre, disse que o prêmio é uma iniciativa grandiosa do SESI que estimula as empresas a valorizarem seus funcionários e, consequentemente, os serviços prestados ao cliente.
“Neste importante momento de reconhecimento do trabalho que as nossas empresas vêm desenvolvendo, queremos reiterar o compromisso do SESI em continuar assessorando as empresas nas questões ligadas à responsabilidade social, por meio de nossos produtos e serviços nas áreas de educação, saúde, lazer, esporte e cultura”, enfatizou.

A simplicidade da prática perfeita

O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) é uma das empresas que estão na disputa nacional do PSQT, juntamente com outras 89 empresas de todo o país. E não foi mostrando alguma prática mirabolante que a empresa se destacou.


“Nós temos um projeto de redução de perdas de água. Ele é simples e eficaz. Nossa equipe analisa todo o sistema de abastecimento, busca vazamentos e causa, atua na correção do erro e ainda visita usuários para fazer a conscientização quanto ao desperdício. Hoje, temos menos perdas e mais qualidade no serviço de abastecimento de Rio Branco”, explica o diretor-presidente do Saerb, Eduardo Vieira.

Conheça os vencedores do PSQT 2011

Micro e pequena empresa
Área de Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável:

1º lugar: Formate


2º lugar: Cerâmica Maia


Área de Desenvolvimento Socioambiental:
1º lugar: Marcenaria Sulatina


2º lugar: ITS – Indústria de Transformadores


Área de Gestão de Pessoas:
1º lugar: Rio Branco Pneus


2º lugar: Chalé do Trigo


Área de Inovação:
1º lugar: Miragina


2º lugar: Concrenorte


Média empresa
Área de Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável:
1º lugar:  Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco


Área de Cultura Organizacional
1º lugar: Eleacre


Área de Desenvolvimento Socioambiental:
1º lugar: Acrediesel


2º lugar: Ipê Construtora


Área de Educação e Desenvolvimento
1º lugar: Eletroacre


2º lugar: Cepel Construções


Área de Inovação
1º lugar: Saerb


Grande Empresa
Área de Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável:
1º lugar: Friboi


Área de Cultura Organizacional
1º lugar: Etenge


Área de Desenvolvimento Socioambiental:
1º lugar: Laminados Triunfo


2º lugar: Guascor do Brasil


Área de Educação e Desenvolvimento
1º lugar: Albuquerque Engenharia


2º lugar: Correios


Área de Gestão de Pessoas:
1º lugar: Guascor do Brasil


2º lugar: Albuquerque Engenharia (Assessoria)

Sair da versão mobile