Para conter a onda de assalto às casas loterias da capital e proteger as agências dos bancos postais de futuras ações de bandidos, sindicalistas e o representante das lotéricas da capital acreana estiveram reunidos na tarde desta terça-feira numa das salas do Sindicato dos Bancários do Acre para discutir a criação de projeto lei que venha garantir mais segurança aos usuários e funcionários desses estabelecimentos. O vereador Marcelo Jucá (PSB) participou da reunião e promete viabilizar para breve um projeto lei que venha assegurar melhoria dos dispositivos de segurança presentes em lotéricas e bancos postais.
De acordo com o vereador Marcelo Jucá, o objetivo da criação do projeto lei será o de oferecer melhoria na segurança desses estabelecimentos (lotéricas e bancos postais). “Estamos aqui para discutir idéias e, num próximo encontro, estaremos convidando os representantes dos bancos do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco”.
A sindicalista Elmira Farias, presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, lembrou que após a criação do projeto lei será necessário que a sociedade fiscalize a aplicabilidade da lei nesses estabelecimentos, prometendo ser uma das fiscalizadoras do projeto.
Por outro lado, o representante das lotéricas, senhor Alcione, demonstrou interesse na criação do projeto, pois as lotéricas são os alvos preferidos dos assaltas. Porém, o representante demonstrou preocupação com o ônus a ser investido para a melhoria da segurança desses estabelecimentos, alegando que o lucro seria prejudicado.
Na avaliação da presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Correios e Telegrafo/Acre, Suzy Cristiny, o investimento para a melhoria da segurança terá que sair das instituições bancárias que estão expulsando os seus clientes de baixa renda para as casas lotéricas e bancos postais, assim seria uma contrapartida desses setores para seus correspondentes. (Assessoria)