Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ufac realiza aula inaugural para calouros com campanha contra trote violento

F_VICTOR_AUGUSTO_374
Mais de 2 mil alunos começaram o ano letivo ontem

Com o lançamento de campanha contra o trote violento, a Universidade Federal do Acre iniciou o primeiro semestre letivo de 2011 reunindo centenas de calouros no anfiteatro Garibaldi Brasil na solenidade de recepção. Uma programação especial foi desenvolvida e será realizada durante toda a semana com a proposta de promover o trote solidário aos novos 2.030 estudantes que até a semana passada não tinham certeza de que iriam começar a freqüentar os cursos para os quais foram aprovados. O semestre letivo havia sido suspenso pelo Ministério Público Federal a partir de ação de 207 candidatos que se sentiram lesados pela organização do concurso e deixaram de fazer a prova.

A reitora Olinda Batista afirmou aos novos alunos que “a instituição está alerta e atenta sobre tudo o acontece dentro da universidade” e pediu que os acadêmicos colaborem monitorando ações que prejudiquem a integridade, tanto da estrutura física como das pessoas. “A universidade é de todos. É um bem público, temos que cuidar”. Vídeos instituições sobre trotes vexatórios e violentos foram exibidos, além de apresentação cultural. Nesta terça-feira, os novos alunos serão apresentados aos professores de seus cursos. Na quarta, participam de solenidade de inauguração de blocos e unidades.

Durante toda a semana, a Ufac realiza atividades culturais e interativas que fazem parte do Trote Solidário que tem prevista a arrecadação de roupas, brinquedos e alimentos não perecíveis. O curso que conseguir arrecadar mais itens terá como prêmio um churrasco promovido pelo DCE. As estudantes Raimundo Brás da Silva, de Engenharia Florestal, e Verônica Severino, aprovada em Biologia, conseguiram realizar o sonho de cursar faculdade na instituição pública. Cada uma delas tentou vestibular três vezes até serem aprovadas e reconheceram que sentiram medo de não conseguirem iniciar o semestre letivo junto com os demais alunos da Ufac. “Tive muito medo de não estar aqui, começando a estudar hoje, mas deu tudo certo”, diz Raimunda Brás.

Sair da versão mobile