Alunos foram conscientizadas a não desperdiçar água
Membros do Sindicato dos Urbanitários começaram uma série de atividades sobre o uso racional da água. Ontem, eles pro-feriram uma palestra a estudantes do Cerb, no salão de reunião da Catedral. As ações fazem parte da programação do Dia Mundial da Água, que é celebrado hoje. “É na juventude que se firmam os valores incorporados na infância”, disse o palestrante José Janes Gomes da Silva, para quem concebe que ‘o dia da água são todos os dias’. A Igreja Católica, cujo tema da Campanha da Fraternidade deste ano é a preservação do meio ambiente, está apoiando os sindicalistas.
As escolas Theodolina Falcão Macedo e Carlos Casavechia também serão contempladas com as palestras. “Este ano vamos estender as atividades, indo até o final do mês”, informou José Janes. Os organizadores lançaram, ainda, um concurso de redação, cujo tema é: “Se a humanidade não proteger esse recurso, nós ainda vamos ter muitas razões para chorar”.
A estudante Maria Cristina Silva Pereira, 16 anos, comenta que os estudantes são ‘carentes’ de atividades extra-sala. Ela parabenizou o sindicato e a direção da escola, que liberou os estudantes. “Isso nos dá uma satisfação enorme porque estamos formando cidadãos. Mudar hábitos não é fácil, principalmente quando não existem políticas estadual e nacional de gestão de águas”, completou José Janes.
Os organizadores também farão atividades em locais de grandes públicos, como o Terminal Urbano. “Vamos pôr faixas, entregar folders e cartazes para sensibilizar e esclarecer a população. A água é recurso natural não renovável. Não podemos desperdiçar”, concluiu Janes.
Conforme levantamento feito pelo sindicato, cerca 70% da água tratada pelo Serviço de Água Esgoto de Rio Branco (Saerb) é desperdiçada. O responsável, de acordo com os sindicalistas, é a própria autarquia, por causa de equipamentos obsoletos e dutos inadequados.