Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Urbanitários promovem campanha sobre uso racional da água às escolas

O Sindicato dos Urbanitários lançou ontem (18) uma série de atividades sobre o uso racional da água. Os sindicalistas querem fazer uma ‘reflexão’, unida  com a programação do Dia Mundial da Água, que acontecerá no dia 22. Com o tema “Se a humanidade não proteger esse recurso, nós ainda vamos ter muitas razões para chorar”, eles estão promovendo um concurso de redação escolar.   
As escolas contempladas serão o Cerb, Rodrigues Leite, Theodolina Falcão Macedo e Carlos Casaveque. Neste ano, a idéia é estender as atividades, começando no dia 21 e indo até o final do mês, informou um dos coordenadores, José Janes Gomes da Silva.

“Envolver diversos atores para um só propósito não é fácil. Mudar hábitos e quebrar paradigmas é mais difícil ainda, principalmente num Estado onde não existe uma política nacional de gestão de águas”, acrescentou José Janes.

Os organizadores definiram a juventude com público-alvo, mas também farão atividades em locais de grande fluxo de pessoas, como o Terminal Urbano. “Vamos colocar faixas, entregar folders e cartazes para sensibilizar e esclarecer a população. A água é um recurso natural não-renovável que precisamos cuidar, sobretudo evitando o desperdício”, detalhou.
De acordo com um levantamento feito pelo sindicato, cerca 70% da água tratada pelo Serviço de Água Esgoto de Rio Branco (Saerb) é desperdiçada. Mas esse desperdício estaria sendo feito pela própria autarquia, devido a equipamentos obsoletos e dutos inadequados.

O sindicato também conta com o apoio da Igreja Católica, cujo tema da Campanha da Fraternidade deste ano tem ligação com a preservação e melhor destinação dos recursos hídricos.

Sair da versão mobile