Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Caso Janete: testemunha muda depoimento e inocenta marido

F_VICTOR_AUGUSTO_101
Os dois homens acusados pela morte da empresária Janete Silva de Morais em agosto de 2010 foram ouvidos nesta terça-feira pelo juiz titular da 3ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco, juiz Raimundo Nonato da Costa Maia em audiência de instrução e julgamento que começou por volta de 10h30. Ariclene Firmiano da Silva e Kelvin Mariano de Oliveira foram reconhecidos por duas testemunhas como os homens que conduziam uma moto Titan preta, atirado em Janete e roubado a bolsa com objetos pessoais como celular e relógio. Os dois rapazes, que estão detidos no presídio estadual Francisco d’Oliveir Conde, negam que tenham participação ou seja autores do roubo seguido de morte.

Na audiência de instrução ontem, no entanto, uma das testemunhas, a mulher de Kelvin Mariano, mudou o depoimento inicial, o qual acusava o marido de envolvimento na morte da empresária. Em seu relato ela, que é menor de idade, inocentou o marido.

Kelvin e Ariclene foram presos em 4 de outubro após denúncia da companheira do primeiro acusado. Ela teria reconhecido as fotos de Janete em um celular que estaria em posse de Kelvin e resolveu denunciá-lo. Ele afirmou ao juiz Raimundo Nonato que a acusação da mulher, com quem tem uma filha, seria vingança por uma traição. Kelvin confirmou que possuía uma moto com as mesmas características, mas negou que a tenha usado naquela noite.

O irmão da vítima, Jairo Pinheiro, estava otimista quanto à condenação dos acusados e afirmou que o inquérito foi bem elaborado. “As provas são contundentes. Há testemunhas que reconheceram eles e ainda tem a questão do celular da minha irmã que estava em posse do Kelvin”, diz.

Janete Silva foi morta na noite de 23 de agosto de 2010 em frente à casa da mãe dela. Testemunhas contam que a vítima estava conversando com amigas quando observou que dois homens em uma motocicleta a olhavam de forma estranha. Ela tentou se afastar, mas não conseguiu. Os homens roubaram a bolsa da empresária e disparam tiros. Um deles atingiu o peito da empresária.

Sair da versão mobile