Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Jorge Viana apresenta a política de desenvolvimento florestal para WWF

Oque era para ser uma conversa rápida entre os integrantes do Comitê de Conservação da WWF (Fundo Mundial da Natureza) e o senador Jorge Viana (PT) terminou num longo debate sobre desenvolvimento sustentável e uso múltiplo da floresta amazônica.

O Comitê de Conservação da WWF (Fundo Mundial da Natureza) é um dos organismos mais importantes da instituição. É composto por representantes de diversos países e, este ano, escolheu o Brasil para sediar a reunião anual sobre ações mundiais de conservação. O Acre foi definido como o Estado de referência por suas políticas públicas de sustentabilidade e desenvolvimento baseados na inclusão social.  Durante três dias, os representantes do Comitê do WWF conheceram de perto os trabalhos de economia de base florestal no Acre e a legislação implantada para garantir sua sustentabilidade.
O encontro com o senador Jorge Viana aconteceu na sede da empresa Laminados Triunfo Amazônia, em Rio Branco, na última segunda-feira. O diretor da empresa, Jandir Santi, e o secretário adjunto de Florestas, Carlos Ovídio, também participaram.

O senador Jorge Viana apresentou o modelo de desenvolvimento que vem sendo implantado no Acre desde 1999. Ele falou sobre o profundo processo de mudança econômica e social que o Estado vem passando nos últimos 12 anos, desde a primeira gestão da Frente Popular no Estado, quando o governador era o próprio Jorge Viana, passando pela gestão do ex-governador Binho Marques, e que se consolida agora com o governador Tião Viana.

“O Acre hoje é um Estado preparado para a economia de base florestal sustentável. Nos últimos 12 anos, um longo caminho foi percorrido através de políticas públicas como a implantação da lei de concessão de uso comunitário nas florestas estaduais, o programa de valorização do ativo ambiental e florestal, sem esquecer a infra-estrutura, a inclusão social e a primeira etapa da industrialização que fecha um ciclo e inicia um novo momento”, explicou Jorge Viana. Ele destacou ainda a importância do apoio do WWF/Brasil no processo que tornou o Acre em uma referência de políticas públicas am-bientais no Brasil e no mundo.
“Esse trabalho começou lá atrás, com Chico Mendes. Naquela época só tínhamos os ideais e a nossa maior riqueza: a floresta. Avançamos muito, mas precisamos continuar avançando, agora no processo da indústria florestal”, destacou o senador.

No Senado, uma das prioridades de Jorge Viana é viabilizar um dos entraves desse processo: o manejo florestal nas reservas extrativistas. “Esta será uma das minhas lutas no mandato: garantir o manejo comunitário nas reservas extrativistas para combater a chamada pecuarização das áreas”, disse.

Os ambientalistas do WWF também estiveram em Xapuri para conhecer a casa de Chico Mendes. Depois, seguiram para o Seringal Cachoeira, onde o comitê da WWF/Acre e Amazônia apresentou seu trabalho na região. Hoje à tarde, o Comitê de Conservação do WWF visita o governador Tião Viana, em Rio Branco. (Assessoria)

Sair da versão mobile