10 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

10 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Aleac repudia ofensas de médica em posto de saúde contra deputado

wordpress por wordpress
23/03/2011 - 12:25
Manda no zap!CompartilharTuitar

 

09

O caso ainda vai dar muito que falar. Ontem na Aleac a maioria dos deputados se solidarizou com Jamyl Asfury (DEM) por conta das ofensas proferidas por uma médica no Posto de Saúde, Barral y Barral, na Capital. O parlamentar teria levado o seu filho de 20 anos de idade para ser atendido na unidade no último sábado com suspeita de dengue. Segundo ele, as duas médicas de plantão chegaram duas horas atrasadas criando um clima de protesto entre os cerca de 40 pacientes que esperavam pelo atendimento.

Jamyl Asfury contou o ocorrido: “um atraso de meia hora na saúde pública é muita coisa imagine então de duas horas? Quando as pessoas observaram que eu sou um representante público elas viram a esperança de mudar a situação e protestaram. A médica Elisandreia levou mais na brincadeira. A segunda médica, Eliene Silva, passou para a sala da administração e quando voltou se referiu diretamente a mim por ter me reconhecido como político. Disse que tudo era uma palhaçada e me perguntou se eu não tinha nada o que fazer e que na Aleac só tinha vagabundo. Acabei sendo vítima de um preconceito contra os políticos em geral”, narrou.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Indagado se o ocorrido teria alguma conotação política por ser um deputado de oposição, Jamyl negou. “Não teve nada com questões políticas. Já colhi informações que essa senhora foi ameaçada de morte por um pai que se sentiu muito maltratado por ela. Tem a história de um secretário municipal que também foi destratado. Ela já tem um histórico e veio com arrogância se colocando em posição de vítima. A direção do posto me perguntou se seria o caso de compreender algumas coisas. Mas quem chega numa unidade de saúde para ser compreendido é o paciente e não o médico”, protestou.

Medidas jurídicas
O parlamentar falou das ações que a Aleac desencadeará por conta das ofensas ao Poder Legislativo. “Estará acionando essa mulher nas formas legais e eu também farei o mesmo. Fiz uma representação no Conselho Regional de Medicina (CRM) porque isso não é um caso isolado. Agradeci a Deus por ter acontecido comigo que sou um parlamentar e tenho voz para me defender. Se tivesse acontecido com um cidadão comum passaria no vazio como tem passado”, adiantou.

Humanização
Jamyl Asfury também fez uma reflexão sobre a questão da melhoria do atendimento da saúde pública no Acre. “Quando se fala na humanização da saúde não se pode tirar a responsabilidade das pessoas. Quero incluir o Poder Legislativo para sejamos mais atuantes nessa área. O Poder Executivo vem tentando regularizar o horário de chegada dos médicos que têm insistido em não acatar a determinação segundo o próprio Governo. Claro que conheço vários médicos que são religiosos com os horários”, argumentou.
Segundo o parlamentar está na hora da Aleac atuar mais fortemente na fiscalização da saúde pública no Estado. “Se o Governo não está conseguindo fazer o Poder Legislativo poderá atuar como fiscal. Vamos às unidades e ver como está a situação. Ao contrário do que a médica alegou de que eu não poderia estar lá eu sou um deputado 24 horas e quero me colocar hoje como um guardião da saúde”, afirmou.

Líder do Governo apóia Jamyl
O deputado Moisés Diniz (PCdoB) se mostrou indignado com a situação relatada pelo seu colega. O líder do governo, falou das medidas a serem adotadas pela Casa. “A Aleac vai tirar uma nota de repúdio a médica em relação ao deputado e de apoio a ele e por extensão aos pacientes que estavam no local. Essa é ação política da Aleac. As demais medidas são administrativas e jurídicas. Ela já foi afastada pelo secretário municipal de Saúde, Osvaldo Leal. A Aleac através da Comissão de Saúde vai apoiar o deputado tanto nas ações no CRM quanto no MPE”, explicou.
Quanto ao fato de ser a segunda vez em que o Poder Legislativo acreano foi confrontado em menos de uma semana, Moisés Diniz, preferiu amenizar a tensão vivida com o presidente da OAB, Florindo Poersch. “Fiz um pedido formal aos 23 deputados para colocar uma pedra nesse assunto. Já perdoei o presidente da OAB do Acre”, admitiu.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Gazetinhas – 23/03/2011

Próxima Notícia

Em Brasília, prefeito trabalha por mais recursos para os municípios

Mais Notícias

Bittar voltou a chamar Venezuela de "narco-estado". Foto:  Vitor Paiva
POLÍTICA

‘Apenas prenderam um criminoso’, diz Bittar sobre prisão de Maduro pelos Estados Unidos

09/01/2026
Duarte rebate postagem de Rueda sobre liberação de recursos para o Acre: 'quer pedalar com o pedal dos outros'
POLÍTICA

Duarte rebate postagem de Rueda sobre liberação de recursos para o Acre: ‘quer pedalar com o pedal dos outros’

09/01/2026
Foto: Leandro Chaves
POLÍTICA

Câmara de Rio Branco cria Frente Parlamentar Evangélica com foco em pautas sociais e valores cristãos

08/01/2026
A proposta visa proteger o consumidor. Foto: Getty Images
POLÍTICA

Projeto de lei de deputado do Acre quer limitar propaganda de garantia bancária para proteger investidores

07/01/2026
Roberto Duarte destina R$ 5 milhões para infraestrutura em Feijó e participa de assinatura de ordem de serviço
POLÍTICA

Roberto Duarte destina R$ 5 milhões para infraestrutura em Feijó e participa de assinatura de ordem de serviço

07/01/2026
Carolina Cabral/Getty Images
POLÍTICA

Forças Armadas reconhecem vice de Maduro como presidente

04/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Em Brasília, prefeito trabalha por mais recursos para os municípios

Flaviano cobrará novo prazo oficial das obras da ponte do Rio Madeira

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre