Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Alysson Bestene vai apresentar um anteprojeto para construção de creches

Na próxima semana, o vereador Alysson Bestene (PP) vai apresentar um anteprojeto para a construção de creches nos bairros mais afastados. De acordo com a proposta, a Prefeitura de Rio Branco concederia isenções nos Impostos Sobre Serviços (ISS) e Pre-dial Territorial Urbano (IPTU) para empresas encampadoras da idéia. “Isso seria a principal fonte financiadora, mas nada impede que se formem parcerias com a sociedade civil organizada”, propôs o vereador.

Estudos sócio-econômicos revelam que uma das principais reivindicações dos munícipes é a construção de creches. “Quando os pais deixam seus filhos em um abrigo, centro de convivência ou creche ele sabem que, enquanto estiverem trabalhando, as suas crianças estarão assistidos em todos os aspectos”, disse Alysson, destacando a ‘sensibilidade’ do prefeito Raimundo Angelim, que já foi secretário de Bem-Estar Social em Rio Branco.
De acordo com dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 40% dos domicílios rio-branquenses são chefiados por mulheres. “A grande maioria dessas guerreiras não tem condições de pagar uma empregada doméstica. Elas precisam desse apoio do poder público”, revela Alysson Bestene, para quem considera, depois do abandono, a falta de creches nos bairros como o principal fator do aumento da situação de risco envolvendo crianças.

Em sua posse, há cerca de 1 mês, o secretário municipal de Educação, Márcio Batista, prometeu que uma de suas prioridades seria a aplicação do número de creches. Na avaliação do secretário, a proposta do vereador tem uma enorme abrangência social porque permite fazer, realizar, mudar. “Trata-se de uma demanda social imprescindível, que figura como inclusão social e que está no plano da Prefeitura de Rio Branco. Queremos envolver parceiros nos setores empresariais e religiosos”, aderiu Márcio Batista.

Sair da versão mobile