Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ariane Cadaxo aprova homenagem às mulheres na câmara


A vereadora Ariane Cadaxo (PC do B) propôs ontem na Câmara de Rio Branco uma sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado oficialmente no último dia 08. O tributo foi aprovado por unanimidade na Casa e será realizado amanhã, às 10 horas, com a presença de mulheres que desempenham e desempenharam importante papel na política acreana.


“Todos os anos homenageamos as mais diferentes classes de trabalhadoras. Neste ano vamos prestar tributo às mulheres da política”, explica. Entre as homenageadas de amanhã estarão algumas personalidades que abriram caminho para a participação da mulher na política partidária, como é o caso de Maria Célia da Motta Brandão, que foi a primeira a assumir vaga de vereadora em Rio Branco. Ela enviará representante à sessão, tendo em vista que mora atualmente no Estado de São Paulo.
A lista de personalidades inclui o nome de Iolanda Lima Fleming, a primeira mulher a governar um Estado brasileiro e a primeira da classe a assumir vaga na Assembléia Legislativa do Estado. Entre as homenageadas também estará Maria Lúcia Melo de Araújo, a primeira mulher eleita deputada federal pelo Acre, além de Laélia Contreiras Agra de Alcântara, que entrou para a história da política brasileira como a primeira senadora negra no país.

“Vamos ressaltar os nomes de grandes mulheres que hoje integram a política acreana e outras que ajudaram a escrever a história política do nosso Estado e município. Todas elas se tronaram protagonistas de uma luta que não cessa, isto é, a defesa dos próprios direitos e a proteção das classes menos favorecidas, a exemplo das crianças, adolescentes e idosos”, acrescenta. Entre as convidadas estarão mulheres políticas com mandato na atual legislatura da Aleac e outras que se destacaram no setor.


Ariane Cadaxo lembra que esse é o momento propício de enfatizar a capacidade e a sensibilidade das mulheres que falam serenas, mas que também gritam quando precisam se fazer ouvir nas tribunas das casas legislativas. “Lamentamos o fato de a participação feminina ainda ser pequena no Legislativo, mas podemos dizer que o Brasil serve de modelo para o resto do mundo, tendo elegido Dilma Rousseff como a sua primeira governante mulher”, comenta.

Ariane Cadaxo é a única representação feminina na câmara
A comunista Ariane Cadaxo é a única mulher com mandato na atual legislatura da Câmara de Rio Branco. Ela integra um grupo composto de 14 parlamentares, onde 13 deles são homens. A relação com os colegas, segundo a vereadora, é pautada no respeito e na igualdade de espaço. “Mantemos a nossa atenção voltada para os interesses da população, portanto, caminhamos na busca do mesmo objetivo”, detalha.


Em se tratando da participação da mulher na política, Ariane garante que o Acre e o município de Rio Branco não ficam atrás. “Aqui a luta da mulher por espaço e igualdade de direitos também é antiga. Em um breve histórico, podemos apontar nomes de personalidades que fazem parte da história política brasileira. Orgulhamos-nos disso, ao mesmo tempo em que nos sentimos ainda mais responsáveis por mantermos uma atuação justa e direcionada às classes”. (Assessoria)

Sair da versão mobile