Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Câmara homenageia as mulheres que desempenham papel político no Acre

Em 2010, o índice de mulheres eleitas para as casas legislativas do país e para cargos do executivo foi abaixo do esperado apesar de campanha nacional para estimular a candidatura e o voto feminino. Este foi o motivo que levou a vereadora Ariane Cadaxo (PCdoB) a propor uma sessão especial pelo Dia Internacional da Mulher ontem, 17, às mulheres que se destacaram e se destacam na política acreana e que contri-buíram para não tiveram medo de romperem o preconceito abrindo o caminho para as parlamentares e gestoras que hoje atuam nas esferas do poder. Doze mulheres foram convidadas pela casa para receber homenagem. Dessas, apenas a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), ex-senadora Marina Silva e a ex-deputada estadual e conselheira do Tribunal de Contas, Naluh Gouveia, não participaram por compromissos profissionais.

Em mensagem enviada à Câmara, a deputada Perpétua Almeida destacou que “as mulheres sempre estiveram em postos de comando mesmo que em minoria” e contribuíram para o processo histórico e democrático com qualidade. Na Câmara dos Deputados, dos 513 parlamentares, apenas 38 são mulheres. No Senado a proporção também é baixa chegando atingindo menos de 15%. Em Rio Branco Ariane Cadaxo é a única vereadora entre os 14 da Câmara Municipal e por este motivo acredita ser importante estimular a formação e capacitação de mulheres líderes em suas comunidades para assumir papéis de representatividade política e em cargos eletivos.

A vereadora sugeriu em seu discurso a criação de uma associação de vereadoras e ex-vereadoras para discutir a formação de mulheres para que um dia o espaço de representatividade social nos parlamentos seja ampliado. A secretária de Políticas para Mulheres, Concita Maia, disse estar honrada de estar ao lado de mulheres que fizeram e fazem a história política do Estado. Concita Maia lembra o movimento cria-do nas eleições 2010 para estimular a candidatura feminina. A campanha Uma questão de ordem: mais mulheres no poder foi desenvolvida pelo Núcleo de estudos em gênero da Universidade Federal do Acre.
As homenageadas pela Câmara Municipal foram Maria Célia Mota, primeira vereadora de Rio Branco; Naluh Gouveia, ex-deputada estadual e conselheira; Yolanda Fleming, primeira governadora do Acre; deputadas estaduais Maria Antônia Barbosa, Antonia Sales, Marileide Serafim; Maria Lúcia Araújo, primeira deputada federal pelo Acre; Rita Batista, representante da UMB; ex-senadora Marina Silva; Rose Scalabrini, coordenadora Municipal da Mulher e Concita Maria, secretária de Políticas para Mulheres.

Sair da versão mobile