27 de junho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

27 de junho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Flaviano denuncia boicote do referendo

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
04/03/2011 - 18:20
Manda no zap!CompartilharTuitar

flaviano_melo_45

O deputado Flaviano Melo (PMDB) manifestou, ontem em Rio Branco, o seu repúdio ao que chamou de “intenção declarada” de grupos em retardar a entrada em vigor do resultado do referendo por motivos claramente políticos, em detrimento do respeito e do reconhecimento da vontade da população, expressa nas urnas em 31 de outubro. O deputado lembrou que a própria Justiça Eleitoral deu tempo suficiente para que os grupos diretamente interessado e o eleitorado em geral pudesse conhecer melhor o assunto para debater livre e democraticamente se aceitava ou não a mudança de horário imposta pela Lei de 2008. “Foi uma oportunidade única de a população definir diretamente, através do referendo, acerca de um assunto que lhe dizia respeito unicamente. Uma lição de democracia que deverá servir de modelo e jurisprudência para outras consultas populares”, disse.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O parlamentar acreano disse que seu Projeto de Decreto Legislativo (PDC) que instituiu o referendo incomodou desde sua proposição original, na Câmara dos Deputados. Isto porque, uma vez aprovado, o referendo viria (como veio) anular na raiz a forma autoritária e unilateral com que a Lei 11.662/08 modificou o horário tradicional do Acre. Flaviano recordou ainda que o horário tradicional foi estabelecido há quase cem anos, através de um  decreto legítimo e imparcial, que levou em conta unicamente  o ciclo natural da vida e a geografia peculiar do Estado do Acre. E de repente, em 2008, a população foi surpreendida com um novo horário imposto sem qualquer aviso. “A diferença acreana de menos de 2 horas do horário oficial de Brasília não é meramente protocolar, mas resultado de uma questão cientifica que envolve estudos complexos que influenciam até mesmo na fisiologia dos seres vivos. E por isto deve ser mantida”, garantiu o parlamentar.

Desde a tramitação na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, segundo Flaviano, o projeto de referendo já estava na mira “dos que não se conformam em ser contrariados, dos que não respeitam a opinião contrária mesmo que venha de quem detém originariamente o poder – o povo”. E lembrou que foi na Comissão de Constituição e Justiça da Casa onde o projeto foi torpedeado abertamente por todos os lados. “De deputados que nunca tinham vindo ao Acre até por parlamentares daqui, francamente contrários a que o povo pudesse se manifestar”. O fato é que, em seguida, o projeto foi aprovado na Câmara e depois no Senado Federal para vir ser implantado a 31 de outubro. “Foi quando a maioria dos acreanos rejeitou solenemente a mudança de horário e agora exige que sua decisão seja respeitada”.

Para o deputado acreano, não resta a menor dúvida para os juristas e principalmente para a população que o referendo acreano tem caráter vinculativo, ou seja, tem força de lei. “Foi por isto que o povo daqui se manifestou no referendo. Com a certeza que sua vontade seria respeitada”. Agora, Flaviano disse que vai cobrar a confirmação do resultado referendo em 30 dias como ficou acordado na Comissão e Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. E garantiu que apesar do boicote explícito dos que tentam anular a decisão tomada soberanamente nas urnas, “ninguém vai suprimir  ou retardar a decisão de toda uma população que já foi até mesmo reconhecida pela Justiça Eleitoral”. (Assessoria)

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Suplência de senador deve mobilizar primeiro debate da reforma política

Próxima Notícia

Ação Civil Pública cobra danos morais e materiais por apagão

Mais Notícias

Prefeitura ainda não enviou a LOA para a Câmara Municipal; líder garante que projeto deve chegar até sexta
Destaques Cotidiano

Vereadores de Rio Branco aprovam pacote de projetos sobre autismo, meio ambiente e tecnologia

26/06/2025
Bancada do Acre vota em peso para derrubar decreto que aumenta IOF
Destaques Cotidiano

Bancada do Acre vota em peso para derrubar decreto que aumenta IOF

26/06/2025
Vereador Zé Lopes cobra cumprimento de três indicações feitas à prefeitura; veja quais
POLÍTICA

Projeto quer proibir shows com apologia ao crime ou drogas em eventos voltados ao público infantojuvenil em Rio Branco

26/06/2025
Veja como votaram os parlamentares do AC no projeto que amplia número de deputados federais
Destaques Cotidiano

Veja como votaram os parlamentares do AC no projeto que amplia número de deputados federais

26/06/2025
Único seringal urbano do mundo, Parque Capitão Ciríaco preserva história viva do Acre no Centro de Rio Branco
POLÍTICA

Após renúncia de Cesário Braga, Kamai diz que PT busca consenso para nova presidência

26/06/2025
PT confirma candidatura majoritária de Jorge Viana em 2022
Destaques Cotidiano

Após críticas de Jorge Viana, Cesário desiste de disputar presidência do PT

26/06/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Ação Civil Pública cobra danos morais e materiais por apagão

Municípios estão “em alerta” por causa de redução de recursos devido a corte no Orçamento

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre