Brasília (MJ) – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, chegou à Bolívia ontem (29/3) para assinar acordo de cooperação no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado. O acordo, que será assinado em La Paz, também prevê a participação dos Estados Unidos, além de Brasil e Bolívia.
Na agenda estão ainda a assinatura de cooperação jurídica, o entendimento sobre o projeto piloto de sistema de controle da redução do cultivo de coca e estratégia de cooperação policial. O combate ao tráfico de drogas e a segurança das fronteiras são prioridades para o governo brasileiro.
O ministro Cardozo e o ministro do Interior boliviano, Sacha Llorenti, vão visitar e sobrevoar a zona de Chapare, uma das maiores produtoras de coca do país, para observar a destruição de plantações ilegais.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o cultivo de coca na Bolívia chega a ocupar 30.900 hectares, sendo apenas 12 mil consideradas legais (produção para rituais religiosos andinos). O país é considerado o terceiro maior produtor mundial de cocaína, depois do Peru e Colômbia.
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, esteve em La Paz no último fim de semana. Na ocasião, reunido com o ministro das Relações Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca, tratou de um plano bilateral entre os dois países com ênfase em áreas com integração fronteiriça, produção agrícola e o combate às drogas. Brasil e Bolívia compartilham uma fronteira de 3.100 Km.
(Secretaria da Presidência da República)