A deputada federal Perpétua Almeida representou o PCdoB no seminário internacional dos partidos de esquerda, realizado no México de 17 a 20 deste mês. A deputada acreana foi acompanhada de Ronaldo Carmona da Comissão de Relações Internacionais do PCdoB.
O 15º seminário “Os partidos e uma nova sociedade”, foi organizado pelo Partido do Trabalho do México.
De forma livre e em bom português, Perpétua Almeida usou a palavra para destacar a importância estratégica da Amazônia brasileira e sul-americana. A deputada ressaltou a riqueza da biodiversidade da região, bem como de sua água e seus recursos naturais — alvos da cobiça imperialista. “Mostrei como boa acreana que nosso povo está atento e disposto a defender nossas riquezas, apesar de não sermos um povo belicoso. Disse aos companheiros que estamos tendo o cuidado de elaborar leis e projetos que garantam ao nosso povo as benesses de nosso solo e subsolo, o que repercutiu de maneira muito positiva entre os companheiros”,afirmou a parlamentar comunista.
O seminário contou com a participação de 102 partidos políticos de esquerda e anti-imperialistas, de 37 países, dos cinco continentes.
Em 2012, a 16ª edição do seminário volta a acontecer na capital mexicana, entre 22 e 24 de março. Uma reunião do Grupo de Trabalho do encontro — que contou com a participação do PCdoB — discutiu ajustes metodológicos e a pauta da reunião do próximo ano. Na opinião dos comunistas brasileiros, esse espaço se consolida como um dos principais foros de intercâmbio da esquerda em todo o mundo. (Assessoria)