Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sibá Machado integra Coordenação da Bancada Petista na Câmara

siba_foto

O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), anunciou nesta sexta (25) a composição dos 22 vice-líderes da bancada do PT. Esses vice-líderes e suas prerrogativas estão previstos no regimento da Câmara.


Esse grupo de parlamentares forma a coordenação da bancada, que será reforçada com a presença de seis outros petistas convidados pelo líder.


Também integram o colegiado os petistas que presidem as Comissões de Finanças e Tributação, Cláudio Puty (PA) , de Educação, Fátima Bezerra (RN), e a de Constituição e Justiça, João Paulo Cunha (SP). O líder informou que,como é de praxe, o acesso às reuniões da coordenação da bancada será facultado aos outros parlamentares do PT.O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), será convidado a integrar a coordenação.


A coordenação da Bancada é instância intermediária de deliberação formada pelo líder, vice-líderes , presidentes de comissões permanentes e outros membros convidados pelo líder. Os vice-líderes previstos no regimento interno da Câmara, além de integrarem a coordenação da bancada, respondem pelo líder na ausência deste ou quando dele receberem orientação expressa neste sentido. O líder pode indicar vice-líderes para auxiliá-lo na condução dos trabalhos, tanto internos quanto nas comissões e no Plenário Ulysses Guimarães.


Os vice-líderes, além de Sibá Machado: Arlindo Chinaglia (SP); Artur Bruno (CE); Assis Carvalho (PI); Assis do Couto (PR); Beto Faro (PA); Carlos Zarattini (SP); Chico D’Angelo (RJ) ; Dalva Figueiredo (AP);Dr. Rosinha (PR); Edson Santos (RJ); Emiliano José (BA); Henrique Fontana (RS); Janete Pietá (SP); José Guimarães (CE); Márcio Macedo (SE); Odair Cunha (MG);Pedro Eugênio (PE); Pepe Vargas (RS); Valmir Assunção (BA)Waldenor Pereira (BA); e Zeca Dirceu (PR).

Atuação Legislativa
Além de ter sido escolhido também para integrar o Conselho de Ética da Câmara e a Comissão de Ciência e Tecnologia, Sibá participa ainda da Diretoria da Frente Parlamentar da Ater, esta voltada para o fortalecimento das entidades públicas de assistência técnica e extensão rural, uma temática de interesse associado ao tempo em que foi Secretário de Estado da pasta correlata. Outra pauta de interesse do Acre e do Brasil é o debate referente à consolidação das relações políticas, econômicas e socais com o Peru, tendo em vista o novo cenário vislumbrado a partir da estrada Transoceânica. Tratadas diretamente com o futuro embaixador do Brasil no Peru, Carlos Alfredo, estas questões levaram o deputado a rearticular a Frente Parlamentar Brasil/Peru. O debate da Reforma Política conta também com o interesse e participação do deputado. Sobre isto, vale lembrar que foi aprovado na Comissão Especial da Reforma Política do Senado duas propostas de alteração do sistema eleitoral brasileiro baseado em dois Projetos de Leis do então senador Sibá Machado: a do fim da reeleição e da coincidência dos mandatos.


Sibá diz estar agradecido pela atenção da Bancada, mas acredita que sua experiência no Senado em muito soma para este reconhecimento, e que tudo isto traduz-se em ganhos para o estado do Acre. Sibá pretende ainda identificar na Câmara projetos de interesse do estado, vendo a sua participação na Coordenação da Bancada Petista uma ferramenta a mais para ser usada na defesa dos interesses dos acreanos.
(Fonte: Assessoria e Liderança do PT na Câmara)

Sair da versão mobile