Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Taumaturgo Lima discute liberação de emendas com prefeito Angelim

O presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac) e prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, foi recebido pelo deputado federal Taumaturgo Lima (PT/AC). Durante o encontro, ele pediu o apoio do parlamentar em favor dos pleitos da Amac.  Segundo o prefeito, inúmeras emendas de bancada e individuais tramitam nos órgãos federais de Brasília, notadamente nos Ministérios das Cidades, da Integração Nacional e da Defesa através do Calha Norte, provenientes dos exercícios de 2008, 2009 e 2010. Com os cortes do Governo Federal, a maioria das emendas foi contingencia-da, causando preocupação aos administradores municipais e ao governo estadual.

Os projetos, cujas obras não foram iniciadas mesmo tendo sido licitadas, não serão mais contemplados; apenas os projetos que estão em fase de execução. Angelim disse que o Governo Federal acena com a possibilidade de priorizar as emendas de 2008 e 2009 e tem até o dia 30 de abril para fazer essa liquidação. “Daí a nossa esperança como gestor público e a necessidade do apoio da bancada para alcançar nossos objetivos”, disse Angelim.

O presidente da Amac disse ainda que infelizmente os Estados  têm passado por uma crise que não é uma particularidade do Acre. Essa crise, segundo a Federação Nacional dos Municípios, atinge todos os municípios brasileiros.

Angelim agradeceu ao deputado Taumaturgo Lima por ter colocado o seu mandato à disposição da coordenação da bancada do Acre na busca de recursos nos ministérios e autarquias. “O parlamentar tem nos ajudado muito nesse sentido e, isso é gratificante”, enfatizou.

Taumaturgo Lima reafirmou apoio à Amac na defesa dos interesses dos municí-pios acreanos e disse que compreende a preocupação dos prefeitos. “Nós estamos atravessando essa crise com os cortes no orçamento da União, mas tenho certeza que voltará à normalidade brevemente para que os administrados municipais possam dar seqüência às suas ações”, enfatizou.
Taumaturgo disse ainda que mantém contatos diariamente com a coordenação da bancada, com os ministérios e autarquias federais. “Estamos empenhados com o mesmo objetivo: liberar os recursos para que os prefeitos executem as prioridades da população ainda este ano”, garantiu. (Assessoria)

Sair da versão mobile