Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Toinha Vieira: “assistência jurídica é um direito do cidadão”

Antonia_Vieira
Toinha quer melhoria nas Defensorias acreanas
Numa sessão sem muitas novidades, a deputada Toinha Vieira (PSDB), levantou a questão das Defensorias Públicas do Estado. “Vejo pelo levantamento que as Defensorias de todo o Estado estão com dificuldades. Em Sena Madureira existe apenas um defensor público para atender o Vale do Purus que inclui Sena, Santa Rosa e Manoel Urbano. É preciso contratar mais advogados públicos para atender a população carente. Quem procura a Defensoria é porque realmente não tem condições de pagar um advogado e precisa de auxílio jurídico para resolver alguma situação”, afirmou.

Segundo a ex-prefeita de Sena Madureira a maioria das Defensorias funcionam em instalações com péssimas condições. “É humanamente impossível um prédio atender as pessoas naquelas condições. Fizemos um relato da situação e apresentamos ao líder do governo, deputado Moisés Diniz (PCdoB) e pedimos uma audiência com o governador Tião Viana (PT) para resolver a situação. Conversamos com o Dr. Dion Nóbrega, chefe da Defensoria, que nos comunicou a sua solicitação para que o Governo realize concurso público para contratar mais 10 defensores que amenizariam os problemas”, argumentou.
Para Toinha o próprio Governo teria retorno com a melhoria das Defensorias. “Um defensor está para atender pessoas carentes que precisam realizar ações. É a questão de um filho que está preso, uma pessoa idosa lutando por pagamento de pensão, questões fundiárias, entre outras. É muito importante termos uma Defensoria atendendo bem. Tendo um defensor resolvendo as demandas o próprio Estado será beneficiado”, apregoou.
A parlamentar destacou que o auxílio jurídico é tão importante às pessoas quanto à saúde pública. “É preciso trabalhar mais pela cidadania. Temos recebidos muitas reclamações nas áreas da saúde e educação. É preciso atender as pessoas com carinho e com amor. Fui eleita deputada e quero honrar cada voto. Como mulher quero mostrar que nós somos capazes de melhorar as coisas. Estamos aqui na Aleac para defender as pessoas que precisam de atenção especial”, salientou.

Posição política
Indagada sobre a sua postura na Aleac, Toinha Vieira, reafirmou que será de oposição. “Vou votar de acordo com a minha consciência. Sou oposição, mas projetos que perceber que irão ajudar a comunidade votarei com o Governo. Entendo que todo o administrador tem que fazer reforma administrativa. Eu quando fui prefeita de sena Madureira tive que fazer a mesma coisa e entendo dessa forma. Não é porque votei na Reforma Administrativa que estou do lado do Governo”, garantiu.

Sair da versão mobile