Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Vereadores criticam multas aplicadas por ‘pardais’ e por agentes de trânsito

Os vereadores Luiz Anute (PPS) e sargento Vieira (PSH) criticaram ontem os crité-rios utilizados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ao aplicar multas através de lombadas eletrônica (pardais) e agentes de trânsito. Os parlamentares também comentaram as denúncias feitas pelo programa Fantástico, da Rede Globo, que mostrou supostas máfias ligadas à fiscalização eletrônica.

“Isso está se transformando em uma indústria, cujo objetivo é somente arrecadar, levando o cidadão a ter uma justificável ojeriza pelo poder de polícia dos entes públicos”, desabafou o sargento Vieira. Ele também faz críticas à abordagem dos agentes: “está faltando bom senso e educação. Eu trabalhei muito tempo na rua e sei como funciona algumas condutas. Se ele (agente) não for com a cara do motorista, ou começar uma discussão entre os dois (agente e condutor), passa a aplicar multas questionáveis. Alegam que o pneu está careca, que o extintor não funciona, dentre outras coisas”, exemplifica Vieira.

A educação, na avaliação do vereador, seria a forma mais eficiente de evitar infrações e a conseqüente violência no trânsito. “A Rbtrans e o Detran precisam dar um basta nesse ciclo vicioso de ganhar dinheiro”, protesta o vereador, para quem concebe o diálogo como a  melhor forma de prevenir ‘agressividades’.  
Para o vereador Anute, as lombadas eletrônicas mais parecem ‘caça-níqueis’. Considerando ‘absurda’ a situação, ele também critica os órgãos responsáveis pela fiscalização do trânsito.  “A Rbtrans e o Detran estão só punindo para arrecadar”, contesta o vereador.

O líder do PT na Câmara, Gabriel Forneck, disse que a prefeitura, em breve, instalará um estacionamento rotativo no Centro da cidade. “Isso requer estudos, por isso ainda não foi efetivado”, explicou, acreditando que a medida reduzirá o número de multas.

Sair da versão mobile