* Sempre olhando para o futuro, A GAZETA passa a circular, aos domingos, com mais um caderno, acre economia…
* Uma produção da Agência Futuro Verde, com a direção e edição dos jornalistas Maíra Martinello e Itaan Arruda.
* A proposta é apresentar e debater, sem amarras e preconceitos, mas também sem medo de patrulhamentos, a economia local e regional.
* Não dá mais para ignorar que o Acre vive um novo momento, com várias perspectivas pela frente, como a abertura do mercado para os países andinos e o Pacífico, através da Iteroceânica…
* …a conclusão do asfaltamento da BR-364 até Cruzeiro do Sul e os municípios do Vale do Juruá…
* …a superação da “economia do contra-cheque” com o fortalecimento da agricultura familiar, o manejo sustentável da floresta, a implantação da ZPE (Zona de Processamento de Exportação).
* E outros e outros projetos.
* Alguns bons, viáveis, outros discutíveis.
* Por isso mesmo, a oportunidade e a necessidade de se abrir um novo espaço para o debate dessa nova realidade, como se propõe acre economia.
* Agora aqui entre nós: empresários, de modo particular, a classe política, trabalhadores precisam colaborar e participar desse projeto, democraticamente…
* …como se está fazendo nesta primeira edição em que representantes dos vários setores da economia foram convidados a opinar para aonde o Acre vai.
* Isso aí.
* A propósito de economia regional, pouco ou nada se discutiu por aqui sobre o seminário realizado há poucos dias em Manaus com a participação dos bambambãs da economia verde.
* Entre outros, o ex-presidente norte-americano Bill Clinton, o ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, o cineasta James Cameron e os verdes nacionais.
* Só um leitor mandou e-mail, dizendo que Schwarzenegger é “uma fraude”.
* Depois de sete anos governando a Califórnia, conseguiu levar o estado mais rico dos EUA à falência, deixando uma dívida de US$ 25 bilhões e 14 milhões de hispânicos na miséria.
* Segundo o leitor, Schwarzenegger esgotou as potencialidades das hidrelétricas e investiu pesado em usinas nucleares.
* Um perigo imenso, considerando que a Califórnia está literalmente em cima da “Falha geo-lógica de San Andréas”, responsável por vários terremotos em Los Angeles, São Francisco e outras cidades.
* “Agora, este cidadão vem ao Brasil para, junto com o James Cameron Avatar, atiçar índios e trabalhadores contra as nossas hidrelétricas”.
* E, a seguir, leitor faz uma grave acusação:
* “para vender seus equipamentos de energia solar e eólica”.
* Indignado, puto mesmo, conclui seu e-mail: “Go back to Califórnia, Arnold, and take Avatar Cameron with you. Go, go, go..and dont’t came back!!!”
* Shiii!