X

Agroecologia, Mobilização Social e Educação Ambiental são temas de oficina

O projeto Construção Participativa e Sustentabilidade Hídrica realiza nos dias 25 a 29 deste mês, uma oficina sobre agroecologia, mobilização social e educação ambiental, que visa nivelar os conhecimentos dos agentes ambientais, técnicos e parceiros do projeto. A oficina acontecerá na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Acre (Fetacre).

Doutores e mestres compõem o quadro de facilitadores da oficina. Entre eles, o doutor em Recursos Florestais, Ary Vieira; a doutora em ciência florestal Nazaré Macêdo; o mestre em Engenharia Florestal, Ronei Menezes; o doutor em Solos e Nutrição de Plantas, Edson Araujo e o doutor em Engenharia Florestal, Tadário de Oliveira.

Este projeto socioambiental está sendo realizado pela Cooperativa de Trabalho do Acre (Cootac) e tem como objetivo recuperar as nascentes da bacia hidrográfica do Riozinho do Rôla. Recebe um patrocínio Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. São parceiros do projeto o Governo do Estado do Acre e a Prefeitura de Rio Branco.

A bacia do Riozinho do Rôla possui 763.695 hectares. Está inserida em cinco municípios do Estado: Brasileia, Capixaba, Rio Branco, Sena Madureira e Xapuri. Pertencem à capital, 74% de sua área de drenagem. O Riozinho do Rôla é o principal afluente do rio Acre, e contribui de forma considerável com o abastecimento de água de Rio Branco.

As áreas de atuação do projeto abrangem o seringal Cachoeira e os Projetos de Assentamento Carão, Moreno Maia e Oriente, localizados na capital. Em Xapuri, os seringais Albrácia, Nazaré, Tupá, Boa Vista I e II. No município de Brasiléia, o seringal Amapá.

Os dez agentes ambientais que participarão da oficina foram selecionados pela própria comunidade. Cada agente sob a coordenação do técnico do projeto ficará responsável por uma área piloto e acompanhará as ações de acordo com o planejamento das atividades. Além disso, encarrega-se de realizar a mobilização das famílias para os encontros coletivos e fornece esclarecimentos sobre as ações do projeto.

A oficina capacitará os agentes ambientais e técnicos em metodologia de abordagem participativa para atuar junto às famílias, garantindo a troca de experiências.

Assim como, conceitos sobre agroecologia, sistemas agroflorestais, bacias hidrográficas e recuperação de áreas degradadas serão abordados, a fim de que os participantes possam construir valores sociais, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação dos recursos hídricos. Eles serão orientados a utilizar a educação ambiental como instrumento de abordagem para repasse de conhecimentos, levando em consideração a valoração do saber local e a integração com o técnico-científico.

O tema mobilização social também será abordado na oficina. Esse tema é de fundamental importância, pois irá fornecer aos participantes estratégias de como envolver as pessoas na busca de um propósito comum. (Assessoria)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: