X

Anvisa divulga o resultado consolidado de operação na cidade, da semana retrasada

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, em nota, os resultados já consolidados da operação realizada na semana retrasada – de 3 a 9 de abril. Ao todo, das 152 farmácias e drogarias que existem na Capital, a equipe da Anvisa conseguiu executar a inspeção em 32 delas (21%), das quais 9 foram interditadas (6% do total e quase 1/3 das que foram vistoriadas). A iniciativa foi tomada por solicitação do MPE, e teve apoio do Conselho Regional de Farmácia (CRF/ AC), da Vigilância Sanitária de Rio Branco e da Polícia Federal.

A operação da Anvisa teve duas finalidades prioritárias. A primeira foi averiguar possíveis infrações sanitárias e administrativas. A segunda foi coibir o comércio irregular de produtos (Pramil, Citotec, Affinato, dentre outros). Por sua vez, as interdições aos estabelecimentos foram efetuadas por 2 tipos de infrações: as sanitárias (falta de infra-estrutura e condições ambientais, tal como a presença de insetos e roedores) e as administrativas (falta de documentos da Anvisa, do Alvará Sanitário da Vigilância e da Certidão de Regularidade Técnica CRF).

Conforme a nota, também foram apreendidos medicamentos com registro suspenso, além de  remédios e cosméticos sem registro na agência nacional. Outra prática inibida foi o fracionamento de medicamentos em embalagem hospitalar. Ainda segundo informações da Anvisa, mais operações neste sentido devem ser realizadas ao longo deste ano.

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: