Congresso discute campanha salarial dos bancários

O 8º Congresso da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte – FETEC-CUT/CN – trará mais uma vez em sua programação, a discussão de assuntos atuais na economia do país, mais especificadamente, do mundo do trabalho no sistema financeiro. O evento que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de abril, em Cuiabá, contará com a presença de cerca de 150 participantes, entre convidados, delegados e observadores.

“Esse é sem dúvida um grande momento para a Federação Centro-Norte, que comemora em 2011, seus 21anos. Na entidade a democracia, o debate e o bem comum dos trabalhadores do ramo financeiro sempre nortearam as ações em favor dos avanços para a categoria”, afirma a presidente da FETEC-CUT/CN, Sonia Maria Rocha.

A abertura do 8º Congresso será feita pela presidente da Federação, que fará um balanço da gestão conduzida por ela a dois mandatos. Além disso, também acontecerão entre os participantes, a análise, discussão e aprovação do Regimento Interno da Federação, bem como a apreciação do balanço financeiro de 2010.

Frente à ampla discussão proposta pela Federação Centro-Norte estarão representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Tanto, que no dia 15 de abril (sexta-feira), durante a abertura do Congresso, a CUT ficará responsável pela análise da Conjuntura Nacional.

Já no dia 16, no período da manhã, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Carlos Cordeiro, terá a missão de debater junto com os representantes dos sindicatos que compõe a FETEC-CUT/CN, os rumos e os desafios da Campanha Nacional Unificada 2011, a internacionalização dos bancos e também, a reforma do sistema financeiro, conforme o Artigo 192 da Constituição Federal.

O ramo financeiro, representado pelas Cooperativas de Créditos, Financeiras e Correspondentes Bancários, será tema da palestra feita pelo secretário de Organização do Ramo Financeiro da Contraf-CUT, Miguel Pereira.

“Serão vários assuntos macros que serão debatidos durante o evento, que também terá discussões sobre a responsabilidade social e a justiça ambiental dos bancos”, reforça.

Além de toda essa programação, o 8º Congresso também irá abrir espaço para o debate entre os participantes, além de elaborar um plano de ação, que consiste em fortalecer a organização e a formação sindical, as atividades contra as terceirizações, segurança bancária, bem como a saúde e as condições de trabalho.

De acordo com Sônia Rocha, no dia 17, último dia do Congresso, além da ampliação do debate e aplicabilidade do plano de ação, também será discutida a alteração do Estatuto da FETEC-CUT/CN e ocorrerá a eleição da nova Diretoria da entidade.

“Com certeza será um grande evento que fortalecerá ainda mais a nossa Federação que representa os sindicatos dos Estados de Mato Grosso, Rondônia, Acre, Roraima, Distrito Federal, Pará, Amapá e das cidades de Rondonópolis (MT) e Região Sul, de Dourados (MS) e Região e de Barra do Garças e Região”, finaliza Sonia Rocha.

O 8º Congresso da FETEC-CUT/CN será realizado no auditório do Hotel Holiday Inn Express Cuiabá. (FETEC-CUT/CN)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation