Desafio Sebrae é lançado no Acre, dando vez aos veículos sustentáveis

Integrar a teoria aprendida nas universidades à prática na administração de uma empresa com as muitas incertezas do mundo dos negócios é o objetivo principal desta décima edição do Desafio Sebrae, o maior jogo empresarial da América Latina envolvendo dezenas de milhares de estudantes universitários  de todo o Brasil.
Desafio0604
Professores e alunos participaram do lançamento do Desafio Sebrae 2011, no Acre, rea-lizado no fim da tarde da última segunda no hall da Uninorte animado com o sorteio de camisetas e kits de cursos de empreendedorismo para estimular os universitários a formarem equipes para concorrer na fase estadual e nacional deste jogo empresarial que desafia os estudantes a gerenciar uma indústria virtual de veículos sustentáveis. A próxima atividade de mobilização dos estudantes acontecerá quarta, às 14h30, na Ufac, onde também, nesta semana que vem, estará sendo rea-lizada  a festa do Desafio Sebrae deste ano..

As inscrições acontecem de 6 de abril a 11 de maio, pelo site www.desafio.sebrae.com.br ao custo de R$ 50 por equipe. Já o jogo em si, se desenrolará em 5 etapas, de maio a dezembro.
O mestre João Evangelista Moreira Filho professor dos cursos de administração da Faculdade Meta e de pós-graduação da Uninorte declarou:

A mestre Ana Maria Bessa Fleming, coordenadora do curso de administração da Faao, e sua coordenadora adjunta, a especialista Roberta Silva Madeira também participaram do lançamento. Ana explicou que: “em primeiro lugar queremos parabenizar o Sebrae pela iniciativa de criar este jogo empresarial que completa dez anos de realização no Brasil e que deu tão certo a ponto de ser reproduzido em outros países da América Latina. Aliando teoria à prática, o Desafio Sebrae cria um ambiente que estimula o empreendedorismo em nossos alunos e o entendimento do verdadeiro sentido e dedicação exigida pelos negócios, ou seja, promove a melhoria do ensino e quem ganha é toda a nossa sociedade.

Superando limites – Para participar dos jogos é preciso formar uma equipe composta por um mínimo de três e o máximo de cinco estudantes de universidades presenciais ou vir-tuais reconhecidas pelo Ministério da Educação. Os integrantes podem ser de cursos, períodos ou universidades diferentes.

Todos os membros da equipe vencedora da fase estadual ganham 1 netbook, além de Ipad e cursos de empreendedorismo oferecidos pelo Sebrae. Já os vencedores da final nacional ganham viagem de 10 dias à Europa e bolsas de estudo para a FGV. Neste primeiro momento, as equipes inscritas e com pagamento efetuado recebem camisetas de participantes da disputa, além de um CD contendo programa que permite participar do jogo virtual.

Os professores que indicarem mais equipes e, que por isso, terá o direito de participar da premiação nacional. E que haverá a distribuição de kits de cursos do Sebrae para as turmas que inscreverem mais de 20 alunos. 

O jogo – Com a equipe inscrita, os estudantes formam uma empresa, projetam orçamento e contratação de pessoal. As equipes são agrupadas em chaves que vão disputando a fase estadual até ter um vencedor, daí vem a fase nacional.

As três primeiras fases do jogo são totalmente virtuais com tira-dúvidas, recebimento de informações e de problemas a serem solucionados, com suas respostas sendo enviadas via internet. Já as disputas da semifinal e da final nacional acontecerão em Brasília. (Ascom Sebrae)

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation