X

Feira do Peixe e Agricultura Familiar levou mais de 123 mil visitantes para Ceasa

Pelo menos 101 toneladas de peixe e produtos hortifrutigranjeiros foram comercializados durante a Semana Santa em Rio Branco. Vendas geraram mais de R$1 milhão de receitas a produtores

Realizada pela Prefeitura de Rio Branco e Governo do Estado, a Feira do Peixe e  Agricultura Familiar  na Central de Abastecimento e Comercialização de Rio Branco (Ceasa) movimentou a Semana Santa na capital acreana. Sobretudo, foi sucesso de venda e de público: nada menos que 123.422 passaram pela Ceasa nos seis dias e meio de feira. Os produtores venderam 101,5 toneladas de pescado, sendo que o tambaqui foi o mais negociado com comercialização superior a 70 toneladas.

O movimento financeiro também superou as expectativas. Foram comercializados mais de R$1 milhão em peixe e hortifrutigranjeiros da agricultura familiar. “Todo mundo vendeu bem. Os pequenos produtores venderam tudo rapidamente”, disse Sergio Lopes, coordenador da Ceasa.

Lopes prevê que em setembro próximo seja realizada uma feira similar. As feiras de final de semana voltam a acontecer nos dias 27 e 28 de maio.

A Ceasa de Rio Branco consolida-se no sistema de abastecimento e comercialização do Acre. Rio Branco é a  única cidade do país a ter uma central do gênero  administrada pelo município. As outras que existem ou são do governo federal ou  estadual. São 6,5 mil metros quadrados, dois pisos, 30 boxes e 130 locais para comercialização dos produtos. O espaço conta com agência bancária, lotérica, posto telefônico e de internet, farmácia, praça de alimentação e sala de treinamento.

A Ceasa centraliza  o abastecimento de produtos regionais e hortigranjeiros, incluindo produtores, atacadistas e pequenos varejistas, promovendo uma formação de preços livres e disponibilizando serviços de limpeza, segurança, manutenção, fiscalização de embalagens, classificação de produtos e informação de mercado, num ambiente organizado de oferta e procura no município de Rio Branco e em mais 21 municípios do Estado, que têm na capital sua base de consumo. (Ascom PMRB)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: