X

Hospital da Criança reúne arte e saúde em práticas de humanização

O Sistema Assistencial à Saúde da Mulher e da Criança, em parceria com a Secretaria Adjunta de Humanização da Gestão Pública, lançou ontem o projeto-piloto ‘Arte Cura’. A fim de levar práticas de humanização à gestão pública, a iniciativa está sendo desenvolvida junto a pacientes, acompanhantes e servidores da Maternidade Bárbara Heliodora e do Hospital da Criança.

Além de proporcionar momentos de distração, o projeto envolve todos nas atividades propostas, despertando novos talentos dentro do corpo clínico das unidades. “Isso torna o ambiente mais agradável, com histórias e conversas sobre a trajetória de vida dos pacientes”, disse a secretária-adjunta, Francis Mary Alves, acrescentando que serão oferecidas oficinas, peças teatrais, etc.

Para ela, um dos pontos mais ‘sensíveis’ do projeto é a atividade ‘Mamãe Canguru’ (mães que têm bebês prematuros e que ficam mais tempo na unidade). “Além das atividades, essas mães podem fazer cursos profissionalizantes”, completa a gerente administrativa Mirza Félix.

As atividades são realizadas por 2 atrizes. A intenção dos idealizadores é, ao final do projeto, compor uma peça teatral, baseada nas histórias relatadas por pacientes e acompanhantes. Os atores serão os servidores das unidades.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: