Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Índios prometem fazer novo protesto no Palácio Rio Branco na próxima terça

Cerca de 100 índios de sete etnias vão acampanhar em frente ao Palácio Rio Branco, na próxima terça-feira (5). “A gente já vai estar com as BR 364 e 317 fechadas”, disse um dos líderes do movimento, Ninawá Huni Kui. No final da tarde de sexta-feira (1º), eles protestaram em frente do Gabinete Civil do Governo do Estado, fizeram 8 reféns no núcleo de saúde indígena de Cruzeiro do Sul e anunciaram o fechamento das BRs 364 e 317.
Indios03042
O movimento, que já se estende por 5 meses, reivindica reformulações na política de saúde indígena e as imediatas exonerações dos coordenadores do Alto Purus e Juruá.

A situação continua tensa em Cruzeiro do Sul.  Mais 80 índios Katukinas chegaram ontem à cidade e se juntara a outros 100, que havia invadido o Distrito Sanitário de Saúde Indígena (DSEI) do Alto Juruá. Eles mantêm oito reféns, dentre eles o coordenador, José Francisco Correia. De acordo com últimas informações, índios Araras estão bastante agitados. “Esse povo é de pouco conversa”, disse o índio jaminawá, Santo Raimundo Jaminawá. Policiais federais e um juiz tentam liberar os reféns.

Sair da versão mobile