13 de maio de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

13 de maio de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Justiça pode ter horário flexível

paula por paula
13/04/2011 - 19:09
Manda no zap!CompartilharTuitar

 Pressionado pelos tribunais brasileiros e por entidades que representam servidores, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou ontem alterações na resolução que trata do horário de atendimento ao público pelas cortes. Antes mesmo de ser publicada, a medida que estabeleceu que os tribunais tenham horário corrido das 9h às 18h acabou flexibilizada com a inclusão de um novo parágrafo. O novo texto prevê que as unidades do Judiciário que comprovarem não ter número de funcionários suficiente para cumprir o horário poderão ter intervalo para o almoço. Isso se cumprirem o expediente nos turnos da manhã e da tarde e adotarem a jornada mínima de oito horas diárias.

 Outra possibilidade de se interromper o expediente fica por conta da comprovação de “costumes locais” de paralisar as atividades em horário de almoço. Autor da proposta, o conselheiro Walter Nunes argumenta que as medidas foram tomadas para que algumas unidades da Justiça com quadro reduzido de servidores possam se adaptar. Ele menciona como possibilidade para os tribunais que comprovarem falta de pessoal a adoção dos horários das 8h às 12h e das 14h às 18h, com intervalo de duas horas de almoço.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 Segundo Nunes, não houve um recuo, mas a adequação de hipóteses a partir de demandas que chegaram ao CNJ. “Há locais com o número de funcionários reduzidos. Haveria dificuldade de pessoal para trabalhar durante as nove horas seguidas. Mas a medida é necessária e evitará que órgãos jurisdicionais só funcionem pela manhã ou pela tarde, como acontece hoje”, destaca o conselheiro.

 A resolução do CNJ também ganhou um novo artigo, que estabelece prazo de 60 dias para que a resolução entre em vigor, a partir de sua publicação. O texto ainda não foi publicado. A versão alterada deverá sair até o fim da semana no Diário da Justiça. Reportagem publicada pelo Correio no último dia 6 destacou que a falta de um período para a adaptação dos tribunais ao novo horário poderia acarretar na anulação da resolução do CNJ.

Precedente


 Decisão tomada há quatro anos pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), abre um precedente favorável à autonomia dos tribunais na definição de seus horários. Na época, ele concedeu liminar ao Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE), suspendendo ordem do CNJ, que tinha vetado o novo horário de funcionamento do tribunal, das 7h às 13h. Lewandowski citou o artigo 96 da Constituição, que confere competência aos tribunais “para dispor sobre o funcionamento dos respectivos órgãos jurisdicionais e administrativos”.

 A Procuradoria-Geral da República enviou ao STF parecer favorável à autonomia dos tribunais, que foi anexado ao processo do TJ-SE, ainda sem data marcada para ser julgado de forma definitiva. Questionado sobre as posições já tomadas em relação ao tema, Walter Nunes diz que não há interferência do CNJ, mas uma necessidade de uniformização da Justiça brasileira.

 Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, houve bom senso por parte do CNJ para que a medida seja efetivamente cumprida pelos tribunais. Ele acrescenta que o prazo para a adaptação é bastante razoável. Já o diretor da Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados (Fenajud), Josafá Ramos, critica a postura do CNJ. “O Conselho vai continuar recuando porque toma atitude sem ouvir os servidores e os tribunais. Falta diálogo”, afirma.  (Correio Braziliense)

 

 

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Maioria dos fundadores do PSD de Kassab é milionária

Próxima Notícia

Salário mínimo perde eficácia no combate à pobreza

Mais Notícias

Suspeito de ter matado a ex-esposa na frente da filha e do pai segue foragido; polícia reúne pistas
3º destaque

Audiência de acusado de matar ex-mulher na frente da filha é adiada para junho em Rio Branco

12/05/2025
Obras do Museu dos Povos Acreanos devem ser concluídas até dezembro
6º destaque

Semana Nacional de Museus terá teatro, música, feira nerd e oficinas em Rio Branco; Veja programação

12/05/2025
Jovens que completaram 15 anos já podem tirar título de eleitor
4º destaque

Menos de 3% dos eleitores faltosos no Acre regularizaram título; mais de 22 mil ainda correm risco de cancelamento

12/05/2025
Governo abre inscrição para o galpão do empreendedorismo na Expoacre Juruá
Destaques Cotidiano

Governo abre inscrição para o galpão do empreendedorismo na Expoacre Juruá

12/05/2025
MEC discute novas formas de avaliar ensino superior
Destaques Cotidiano

MPF aciona Justiça para que faculdades do Acre comprovem suspensão de cobrança por emissão de diploma

12/05/2025
Tarauacá sanciona lei que reorganiza estrutura administrativa e define novos salários
Destaques Cotidiano

Prefeitura de Tarauacá lança campanha do IPTU 2025 com prêmios de até R$ 10 mil

12/05/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Salário mínimo perde eficácia no combate à pobreza

Até a presidenta chorou

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre