A Maternidade Bárbara Heliodora foi escolhida ontem, 6, para receber o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher pela Câmara dos Deputados. O prêmio foi criado para valorizar instituições que se destacam nos serviços de saúde para mulheres. O nome do Dr. Pinotti é uma homenagem ao médico ginecologista e oncologista, falecido em 2009, que se tornou referência nacional na pesquisa e tratamento de câncer de mama. Ele foi ainda deputado federal por São Paulo.
O Conselho do Prêmio recebe indicações dos deputados federais e dos senadores. A Maternidade de Rio Branco foi indicada pelo senador Jorge Viana, do PT do Acre. Ele apresentou um relatório sobre a Maternidade, que existe desde 1950. O próprio senador nasceu lá: “Este não é o primeiro nem será o último prêmio que a Maternidade vai receber. Todos os esforços de Tião Viana como senador e do ex-governador Binho foi para transformá-la num hospital de referência para todo o Estado”, afirmou Jorge Viana, lembrando que o prêmio também é uma conquista dos profissionais da saúde, desde aqueles que executam os serviços mais simples aos que trabalham no atendimento especializado.
Nos últimos anos, o prédio da Maternidade foi reformado e o atendimento reestruturado. Agora, a Maternidade é um hospital de alta complexidade, especializado em pré-natais de alto risco, unidades de tratamento semi-intensivo para mulheres, além de leitos para tratamento intensivo para recém-nascidos e crianças.
O parto é humanizado, com a presença dos pais, há equipamentos para exercícios no pré-parto, áreas de convivência, orientação para amamentação, salas para mães-canguru (bebês prematuros que alternam a incubadora com o calor natural do corpo da mãe). A visitação às mães é livre, sem período determinado, em enfermarias climatizadas. Para voltar para casa com o neném recém-nascido, mães de baixa renda ganham carona da “cegonha”, nome do carro da Maternidade destinado ao serviço.
Mais dois hospitais de mulheres, um de São Paulo e outro de Minas Gerais, também foram agraciados. A cerimônia de entrega do Prêmio Dr. Pinotti será no dia 25 de maio, na mesma semana do Dia Mundial da Mortalidade Materna (28 de maio), em sessão solene na Câmara Federal. A direção da Maternidade Bárbara Heliodora receberá um diploma de menção honrosa e uma medalha. (Assessoria)