X

Moradores do bairro Aeroporto Velho fecham rua em protesto

Buracos entre o beco da pista e a Rua Rio Grande do Sul, no bairro Aeroporto Velho, estão causando revolta nos moradores. Ontem, dezenas deles fecharam o cruzamento com barricadas, causando transtornos a motoristas e pedestres. A Polícia Militar e a de trânsito foram acionadas para pôr fim ao protesto.

De acordo com os moradores, os buracos foram feitos por uma empresa terceirizada, que presta serviços de saneamento básico para o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco. (Saerb) Em janeiro deste ano, diretores do Sindicato dos Urbanitários já haviam denunciados outras situações semelhantes. “O problema é que a direção do Saerb permite este tipo de postura, que só prejudica a população e ‘queima’ o nome da nossa autarquia”, disse o diretor do sindicato, José Janes Gomes, servidor do Saerb.

Uma das moradoras mais revoltadas era a dona-de-casa Maria das Dores Pereira. Ela conta que não consegue mais dormir por causas de tremores, freadas e batidas no local. “Há mais de 3 meses que a gente pede para a Emurb e o Saerb, mas eles ficam jogando o problema de um para o outro”, desabafou a moradora, ameaçando mobilizar mais pessoas e queimar pneus, caso o Poder Público não intervenha no local.

Alunos deficientes do Colégio Ceada e da Escola José Ribamar Batista diariamente arriscam suas vidas, transitando entre carros. “Eles também chegam todos enlameados na escola”, acrescentou a também dona-de-casa Nair Gerônimo Lima, dona de uma casa que só não foi atingida porque em frente existem hastes de ferro.

A Empresa de Urbanismo de Rio Branco (Emurb), através de servidores, assegurou que “as recuperações das ruas são de responsabilidade do Saerb”, concluiu. 

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: