Moradores reclamam da carência de obras para a infra-estrutura do bairro das Placas

Vizinho do Bosque e servindo como ponto de acesso a vários conjuntos periféricos, o bairro das Placas tem tudo para ser um local nobre e estratégico para se viver na Capital. Contudo, não é bem com isso em mente que alguns moradores preferem definir a área.
Reclamao_Placas
Diante do que chamam de ‘ausência de obras consistentes’, eles se queixam de vários problemas no lugar. Desde ruas sem asfalto, limpeza pública e com grandes ‘buraqueiras’ (inclusive, nas vias principais) até a falta de água, de calçadas e de redes de esgotos.

E os problemas não seriam de agora! Muitos são de longas datas e cada vez mais vêm se agravando em prejuízos causados ao dia-a-dia da população da área. Por isso, os moradores cobram, com urgência, um conjunto de ações de revitalização na infra-estrutura geral do bairro, desde obras de urbanismo e saneamento, operações de limpeza e recuperações de espaços públicos até o asfalto e reca-peamento constante das ruas (pelo das vias maiores).

Na falta de tais obras, quem detalha a insatisfação de não morar num bairro ‘desejado’ é a dona-de-casa e costureira Clarice de Oliveira, moradora da Rua 10 de Julho. Clarice reside há 10 anos no local, onde tem um modesto negócio de costura. Mas, ela diz que sua costuraria está sendo prejudicada pela falta de boas ruas no lugar.

Mas essa não é sua maior reclamação. Segundo ela, fizeram uma obra de esgoto acima da sua casa, perto da esc.Theodolina Falcão, no ‘verão’ passado. Parecia tudo bem. Só que quando vieram as chuvas, a água acumulou e inundou as casas da rua com esgoto. “Nunca havíamos tido problemas assim. Este lugar precisa de uma reforma geral. Temos uma boa segurança, mas as ruas são ruins, falta calçada  e os terrenos baldios são problemas à parte”, resume.

Outro morador que faz o apelo por obras é Rodrigo Coelho, da Rua 7 de Setembro. Ele explica que comprou a sua casa há cerca de 1 ano, da Caixa, está satisfeito com a qualidade do imóvel. Porém, não deixa de estar arrependido de não estar num local melhor. “Essa parte da minha rua esta deteriorada. Quando chove, não tem como passar por aqui. E como não tem asfalto, vai poeira toda hora lá pra casa. E sem falar nos problemas de água. Aqui, ela só sobe com bomba, é escassa e às vezes até falta”, disse ele.

Prefeitura busca captar recursos pra melhorar o bairro – De acordo com o assessor de Imprensa da Prefeitura de Rio Branco, Oly Duarte, as Placas estão entre um dos bairros de maior prioridade para reformas estruturais. Segundo o assessor, a prefeitura está tendo alguns contratempos para readaptar seu orçamento conforme os gastos da União. Porém, ele garantiu que o prefeito Raimundo Angelim está engajado em buscar junto ao Governo Federal a captação dos recursos para executar obras nas demandas mais carentes da cidade, entre elas, a do bairro das Placas.

“Não podemos dar prazo para as obras, nem o que exatamente será feito, pois ainda estamos na fase de captação de recursos. Mas já podemos garantir que elas vão, sim, acontecer e devem dar sobrevida nas condições de vários bairros. O das Placas está na lista de prioridades, tanto é que já foi feito um bom reparo na rede de esgoto e saneamento do local – que era bem antiga. E sobre qualquer problema que tenha surgido deste trabalho, queremos deixar claro que a prefeitura está aberta para receber a reclamação e reparar qualquer defeito que tenha sido cometido”, completa Oly.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation