Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Para reconhecer a profissão, Acre vai sediar Seminário de Cooperativismo Musical

A defesa dos músicos enquanto profissão regulamentada, o direito autoral e a inclusão da música na grade escolar são alguns temas da pauta de debates que acontecerão durante o Seminário de Cooperativismo Musical, que acontecerá a partir de 7 de junho, com participação de profissionais e lideranças cooperativas de todo o Brasil.

Apoiado pela Ordem Nacional do Músicos e Associação Brasileira de Ensino Musical, o evento está sendo organizado pela Cooperativa dos Trabalhadores Profissionais de Música do Acre (Comac). A fundada em dezembro de 2010 e que já conta com mais de 170 filiados em Rio Branco e em seus núcleos de Epitaciolândia, Brasiléia, Xapuri e Assis Brasil.

A entidade surgiu a partir da mobilização dos músicos do Acre, apoiados do Projeto da Cultura Acreana executado pelo Sebrae com o objetivo de organizar os vários setores da cultura como negócios de lazer e diversão que geram renda estimulando o empreendedorismo cultural.

Atuando como entidade parceira do Sebrae o Serviço de Aprendizado do  Cooperativismo (Sescoop/OCB). “A consultoria oferecida pelo Emerson do Sescoop realizou treinamento no qual apresentou várias formas de organização possíveis para atuação de grupos organizados no mercado e os músicos preferiram fundar uma cooperativa que é uma empresa coletiva, cuja finalidade é fazer negócio. A cooperativa dos profissionais de música já é uma realidade atuante no Acre”, explica Alex Lima o coordenador do projeto de Economia da Cultura pertencente à Unidade de Atendimento Coletivo ao Comércio e Serviço do Sebrae no Acre.

Com abertura prevista para 7 de junho, o seminário vai integrar cooperativas de todos o país, com objetivo de discutir seus problemas e prioridades. Além das leis que regem a atividade no país, garantem registro de direito autoral e a defesa da regulamentação dos profissionais da música enquanto classe. Durante o seminário também será realizada a ratificação e substituição de membros da atual diretoria da Cooperativa de Músicos do Brasil.  (Ascom Sebrae)

Sair da versão mobile